terça-feira, 2 de setembro de 2014

"Balde de água fria", o que significa?

Ultimamente, no nosso país, ouvimos, cada vez com mais frequência,  notícias que são autênticos "baldes de água fria". A nossa reacção depende muito do  estado de espírito de cada um e da situação em que se encontra, no momento; tudo tem a ver, ainda, com a nossa maneira de ser, com a nossa personalidade, no fundo, com a nossa génese. 

A verdade é que quando as notícias não nos agradam e nos surpreendem, pela negativa, dizemos: "Mas que balde de água fria!!!" 

  • Para sabermos o verdadeiro significado desta expressão tão utilizada no nosso dia-a-dia, resolvi fazer uma busca no livro "Nas bocas do mundo", de Sérgio Luís de Carvalho, ed. Planeta, e encontrei o seguinte: 
  • BALDE DE ÁGUA FRIA "...que se refere a uma notícia ou acontecimento que quebra o entusiasmo geral. De facto, era costume despejar baldes de água fria nos doentes mentais ou nas pessoas perturbadas. Se a terapia não tinha qualquer efeito curativo, tinha o condão de, pelo menos, acalmar os infelizes por algum tempo. Quanto mais não fosse, pelo susto."

Concordo que muitas das notícias que temos lido ou ouvido ultimamente, nos pregam um verdadeiro susto, um susto bem grande, das quais não estávamos nada à espera......
  • in:http://www.dicionariodeexpressoes.com.br/busca.do?expressao=Receber%20um%20balde%20de%20%E1gua%20fria

"Receber um balde de água fria

Receber um balde de água fria
imagem obtida em: http://www.dicionariodeexpressoes.com.br/
Situação inesperada que transforma entusiasmo em desilusão.

Exemplo: "Pensava que teria férias na próxima semana mas recebeu um balde de água fria do gerente."

Sem comentários: