quarta-feira, 23 de junho de 2010

Noite de São João, na cidade do Porto


O São João é uma festa popular de 23 para 24 de Junho e é de origem pagã.

Para além dos famosos vasos de manjerico, ostentando quadras populares, há os martelinhos para "dar" na cabeça de quem passa. À noite, como é lindo ver subir os balões de ar quente, lançados pelo povo esfusiante, principalmente pela miudagem que pede a ajuda dos pais!


Ao fim da tarde do dia 23, nas varandas e terraços das casas, paira no ar um cheiro a sardinha assada na brasa e pimentos, vindos dos fogareiros já acesos.


Nas ruas, sabe melhor a sardinha em cima da broa, ao mesmo tempo que se espreita o artesanato exposto e outros tipos de vendas... Há tendas por todo o lado com tudo o que precisamos, sendo uma verdadeira tentação. 

Após o jantar vai-se para a rua, para a folia, mesmo para o meio da confusão. O trânsito é infernal. Bate-se com os martelinhos nos carros e brinca-se dizendo piadas para quem lá vai dentro.


Há no ar um cheiro a alhos porros, e ao mesmo tempo, passa-se com eles pelo rosto de quem vai a passar; não nos podemos esquecer das plumas de cheiro, tão garridas e com um odor tão intenso, que por vezes deixam a pessoa "mimada" um pouco "enjoada"; são dadas a cheirar aos transeuntes, fazendo-o sempre com um ar matreiro.


Os molhes de cidreira ou de limonete, até chegarem a casa, são usados para pôr na cara das pessoas; mais tarde, são estendidos numa corda, em casa,  e virados ao contrário para secarem bem e deles se vir a fazer um bom chá. 

Outra tradição é, por volta da meia-noite, quem está em casa, tomar café com leite e pão com manteiga; nos quintais, as famílias, juntas, comem e bebem, põem música bem alto e dançam toda a noite, recolhendo, muitas vezes, às seis da manhã.

Não esqueçamos a tradição de "saltar as fogueiras" que se verifica mais nos bairros tradicionais, antigos.
E como esquecer o belíssimo fogo de artifício, à meia-noite, no meio do rio Douro, em barcos que são preparados para o evento, expressamente,  e junto à ponte D.Luís - todo este espectáculo "multimédia" é acompanhado de música, sendo visitada por milhares de pessoas (nacionais e estrangeiros que vêm de propósito assistir).


Nas Fontainhas há arraiais populares onde não faltam carrosséis e carros eléctricos, matraquilhos, barracas de comes e bebes, rifas...; chega a haver concertos com cantores populares.

Tudo isto dura até de manhã! Há cordões de grupos de jovens que percorrem a Ribeira, a Foz e, por vezes, ali ficam até ao amanhecer.



Conheça a verdadeira história dos "martelinhos" de São João, consultando:
http://martelodesjoao.blogspot.com/




Sem comentários: