quinta-feira, 1 de novembro de 2012

"Descalabro do Euro"




Esta notícia é mesmo para ler e refletir...

Até onde nos levará a austeridade?

Só sabemos que cada vez mais Estados Europeus estão a colapsar...talvez a explicação se encontre neste artigo tão claro...

"1ª Página 
Descalabro do Euro: A Alemanha assusta-se com a sua obra

18/10/2012

Os alemães começam a fazer contas aos custos da sua leviandade e irreflexão e começam a ficar assustados. Primeiro, no início da crise grega, soltaram o seu habitual reflexo de superioridade e decidiram que os gregos iam ter que “expiar as suas culpas”… Uma decisão unilateral, insensata e leviana em que irreflectidamente insistem há anos e que alargaram a outros “culpados”, cuja lista não pára de crescer: Irlanda, Portugal, Espanha, Itália e o mais que adiante se verá. Leviana e irreflectidamente, instituíram uma “cartilha” da austeridade, uma miséria de economia que está a levar à economia da miséria. Sempre guiados pelo seu muito elevado “padrão moral” e a sua decisão de “punir os culpados até estes expiarem as suas culpas”… Eles que, tendo traído o espírito do projecto europeu e dos seus tratados fundadores, desenvolveram no último quarto de século uma estratégia mercantilista à custa da restante Europa!

Custa a crer tamanha leviandade e irreflexão mas está, infelizmente, conforme ao que tem sido a actuação da Alemanha nos últimos 150 anos. Com este esticar da corda, Berlim começou a provocar crises e colapsos em cada vez mais Estados da Europa e a mostrar uma completa inaptidão política para lidar com os problemas que vai criando. Ou seja, Berlim estoirou com o quadro geo-económico em que desenvolvia com êxito a sua estratégia mercantilista, base e chave do seu apregoado sucesso… Por capricho, mata a sua galinha dos ovos de ouro! Esta loucura durou anos e só a voz do velho sábio Helmut Schmidt (um que já se tinha oposto a Hitler!) se levantou e encontrou alguns seguidores. Schmidt, muito sibilino, disse então que nestas coisas a Alemanha entrava sempre a ganhar e saía sempre a perder…

Agora, um think tank alemão, Prognos, num estudo encomendado pela Bertelsmann Stiftung, fala do “impacto devastador” (para a Alemanha, mas não só) de uma saída do euro desses “pecadores” do sul com as suas economias já devastadas pela “austeridade alemã” e as suas sociedades desestruturadas e os seus sistemas políticos democráticos desestabilizados e ameaçados. O estudo fala de um custo de muitos “trillions”… A ‘Der Spiegel’ pegou-lhe, deu-lhe visibilidade e a Alemanha assusta-se com o resultado da sua obra. Mais uma vez! Porém, vem aí mais uma ‘cimeira europeia’ e, na inércia dos velhos hábitos, o ministro alemão das Finanças Wolfgang Schäuble prepara-se para aí apresentar um plano que ‘Would Fundmentally Change Euro Zone’, ou seja, Berlim pretende que Bruxelas aceite criar um “Comissário da Super Austeridade” encarregue de policiar, julgar e castigar orçamentos e contas dos restantes 26 Estados da Europa. Apesar do medo, a loucura continua… Mas já nem a imprensa alemã acredita nestas ‘propostas’."

Sem comentários: