quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Assim vai o ensino em Portugal: avaliações e percentagens de retenções nos vários graus de ensino


imagem obtida em: http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2013/07/10/exames-nacionais-de-matematica-fisica-e-quimica-e-biologia-com-medias-negativas
Passo a transcrever um artigo do Jornal i por achá-lo muito interessante, porque para além de captar a nossa atenção para o que se passa nas escolas portuguesas, nos fornece também dados importantes sobre os resultados obtidos nas avaliações finais, em vários ciclos e disciplinas.

Ora, sendo assim, sejamos pais, avós, ou tios, somos todos cidadãos, o que faz com que haja razões de sobra para nos interessarmos em ler o artigo com todo o interesse...

"As retenções dos alunos do 4.o ano no ano lectivo que agora terminou fixaram-se nos 3%, quando há 13 anos eram superiores a 10%

A taxa de chumbos no 1.o ciclo do ensino básico foi este ano a mais baixa desde 2000, depois de considerados os resultados dos exames da segunda fase, criada para recuperar alunos com mais dificuldades a Português e Matemática. As retenções no ano lectivo que agora terminou fixaram-se nos 3%, quando há 13 anos era superior a 10%.

Os dados constam do relatório "Análise Preliminar dos Resultados das Provas Finais de Ciclo e Exames Finais Nacionais 2013", divulgado ontem pelo Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE). Segundo a tutela, a redução deve-se sobretudo ao "acompanhamento extraordinário" dos alunos do 4.o ano que não tiveram aproveitamento na primeira fase dos exames e frequentaram um período de apoio extraordinário para conseguir, na segunda fase, as notas positivas que lhes permitissem transitar para o 5.o ano de escolaridade.

De acordo com o GAVE, não só foi possível diminuir o número de reprovações no final da segunda fase dos exames, por se ter permitido que conseguissem aprovação pelo menos a uma das disciplinas, como foi possível que mais de 700 alunos passassem para o 5.o ano de escolaridade, sem qualquer negativa nestas disciplinas. Ainda assim, 7% dos alunos do 4.o ano que fizeram as provas finais na segunda fase a Português, como última oportunidade para serem aprovados na disciplina, conseguiram nota positiva, o mesmo acontecendo com 20% dos alunos a Matemática.

secundário No ensino secundário, a evolução das notas nos exames nacionais do ensino secundário nos últimos quatro anos lectivos foi maioritariamente negativa, com os resultados das quatro disciplinas com mais exames realizados a descer, em média, um valor. O GAVE elaborou a sua análise tendo em conta uma escala de classificações que varia entre os 0 e os 20 valores, considerando uma nota positiva o resultado igual ou superior a 9,5 valores. O relatório tem por base o desempenho dos alunos matriculados que fizeram exame depois de concluírem o ano lectivo (internos), mas também, separadamente, os resultados dos alunos autopropostos (não matriculados, mas que realizam os exames para concluir o ensino secundário).

Entre as quatro disciplinas com mais exames realizados - Português, Biologia e Geologia, Matemática A e Física e Química A -, apenas Português e Matemática A registaram em 2013 uma média positiva, mas ainda assim algumas décimas abaixo dos 10 valores. Biologia e Geologia e Física e Química A são, entre as quatro com mais provas realizadas, as que registam as médias mais baixas.

Já Biologia e Geologia registou em 2012-2013, pela primeira vez nos últimos quatro anos, uma média negativa, de 8,4 valores. Matemática A, em quatro anos, desceu os resultados médios cerca de 2,5 valores, baixando de uma nota média superior a 12 valores em 2010 para uma média de 9,7 valores no último ano lectivo. Com Lusa
 
Por Kátia Catulo
publicado em 8 Ago 2013 - 05:00 
Jornal i 08.08.2013"

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