sábado, 24 de fevereiro de 2018

Vybz Kartel: o cantor e compositor jamaicano de Dancehall e Reggae

imge in: http://www.thefader.com/2011/06/28/

"Adidja Azim Palmer, cujo nome artístico é Vybz Kartel, (Kingston7 de janeiro de 1976) é um cantor e compositor jamaicano de dancehall e reggae.
Em abril de 2014, ele foi condenado a prisão perpétua, tendo sido considerado culpado pela morte do antigo sócio Clive "Lizard" Williams."
in: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vybz_Kartel



"Quinta-feira, em Kingston, capital da Jamaica, Vybz Kartel, artista com longa carreira na cena jamaicana, foi condenado a pena perpétua. O Tribunal de Kingston já o havia considerado culpado de homicídio em março de 2013. Kartel, 38 anos, uma das maiores estrelas do dancehall, com cartaz não só na Jamaica mas também nos Estados Unidos, era conhecido como World Boss (Chefe Mundial). Foi julgado pelo assassinato de um seu antigo sócio, Clive Williams, popularmente conhecido como Lagarto.
Williams morreu subitamente em agosto de 2013 devido a negócios que alegadamente não correram bem. O dancehall é uma das correntes mais recentes do reggae, que alastrou desde o final dos anos oitenta, mostrando-se muito distante do ecumenismo proposto por Bob Marley. A violência, sexismo e alegria de viver são características de uma certa comunidade jamaicana globalizada, capaz de interiorizar as particularidades do terceiro mundo.
Vybz Kartel influenciou, ao longo da sua carreira, uma multidão de adeptos com letras radicais que, ao mesmo tempo, propagandeavam os produtos comercializados pelo seu gangue. Manteve uma luta acesa, até 2009, contra outro jamaicano, Mavado, capaz de provocar uma cisão entre esses dois grupos, que através da música disputavam territórios comerciais.
A alteração da pigmentação de Vybz Kartel, alegadamente para mostrar as suas tatuagens, foi anunciada nalgumas da suas gravações, e o próprio importou toneladas de sabões, alegadamente com a possibilidade de clarear a cor da pele dos jamaicanos. A primeira importação de sabões - duas mil unidades - esgotou de imediato.
A violência era omnipresente nas letras dos seus temas, que tinham a capacidade de manipular as massas - que entretanto se digladiavam contra o grupo adversário - mas também no aspecto comercial, anunciando mercadorias ou tendências que ultrapassariam as fronteiras da Jamaica, chegando ao Reino Unido e aos EUA.
Adidja Palmer, nome verdadeiro de Vybz Kartel, foi preso em Setembro de 2011 por posse de drogas, sendo mais tarde acusado do assassínio de um homem de negócios jamaicano, Barrington Burton, e da propriedade ilegal de armas. Foi-lhe oferecida liberdade condicional, em troco de três milhões de dólares jamaicanos, mas não saiu da prisão devido à acusação de um segundo homicídio, na pessoa de Clive Williams, conhecido como o Lagarto. 
A 24 de julho de 2013 seria considerado, no meio de várias peripécias legais, inocente no caso do homicídio de Burton, mas ficou na prisão devido à acusação de assassínio de Lagarto. Ontem, foi condenado a prisão perpétua com a possibilidade de sair em liberdade condicional, daqui a 35 anos. Já na prisão, em 2012, publicou o livro, sem tradução para português, The Voice Of The Jamaican Ghetto: Incarcerated but not Silenced."
FONTE: in BLITZ, 04.04.2014

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Ingvar Kamprad, o fundador da IKEA


imagem in: cmjornal.pt
Recentemente falecido, Ingvar Kamprad foi o criador e fundador da IKEA, empresa de móveis, sendo reconhecido como um dos maiores empresários  do último século. 
Manuel Pestana Machado escreveu sobre ele, no seu artigo do jornal online OBSERVADOR a 28.01.2018 ..."o homem que criou a maior cadeia de móveis ...colocando os seus produtos em milhões de lares em todo o mundo." e apontou-lhe cinco curiosidades:
..."Esteve envolvido com grupos nazis (mas pediu desculpa)"...
..."Quando veio a Portugal ficou numa pensão (e usou o autocarro)"...
..."Viajava de avião em classe turística (mesmo quando já era rico)"...
..."Só pediu um empréstimo na vida (e foi para comprar canetas)"...
..."Os nomes dos móveis estranhos (e o mote: “é melhor vender 600 cadeiras a um preço mais baixo, do que 60 a um preço mais alto”)"... 

Pesquisando na Net, também encontrei na Wikipedia dados interessantes sobre Kamprad, falecido em janeiro último com 91 anos:

"Feodor Ingvar Kamprad (Ljungby30 de março de 1926 - Kronoberg, 27 de janeiro de 2018) foi um empresário sueco de renome internacional, fundador da maior empresa do mundo no setor da fabricação e venda de móveis, a IKEA: as duas primeiras letras (I e K) correspondem às iniciais do seu nome e apelido (sobrenome) e as duas últimas (E e A) à aldeia onde a empresa foi criada e a povoação onde ele nasceu (ElmtarydAgunnaryd). Kamprad vivia, à data da sua morte, na Suíça, nas proximidades de Epalinges, Canton de Vaud.
A revista Forbes, em 2007, considerou-o o homem mais rico da Europa e o 4° mais rico do mundo, com cerca de 33 bilhőes de dólares. E no ano de 2009 ocupou a quinta posição do ranking de bilionários da Forbes, com 22 bilhões de dólares.
Desde 2008, Ingvar Kamprad tem nacionalidade suíça.

A primeira loja
Em 18 de Março de 1953 Kamprad abriu a primeira loja de móveis da IKEA, nas proximidades de Geneve. A Suécia vivia um período de prosperidade, sob a influência da política socialdemocrata do Estado de bem-estar social liderada por Per Albin Hansson. Os suecos tinham dinheiro suficiente para uma casa e para os móveis. Ainda hoje, os suecos dizem: "Per Albin Hansson deu casa ao povo, Ingvar Kamprad mobilou-a".
Nesta primeira loja, Kamprad pôs em prática muitas das políticas que hoje são correntes nas actuais lojas IKEA de todo o mundo: Um catálogo com preços garantidos por um período de um ano, móveis entregues para serem montados pelo cliente, o que os torna mais baratos e fáceis de transportar: o cliente monta-os em sua casa. Em vez de números de referência, a IKEA usa nomes para os seus artigos e mantém uma lanchonete em cada loja: "estomagos vazios não compram móveis".

Crise significa oportunidade
Nos princípios dos anos 60 a IKEA angariou muitos inimigos: os produtores suecos de móveis procuram liquidar este novo competidor. Os fornecedores foram intimidados: se não boicotassem a IKEA seriam boicotados. Boicotada pelos fornecedores, a IKEA apesar de ter muitos clientes, não conseguia satisfazer à procura. Em 1961, coincidentemente, a associação de produtores de móveis da Polônia procurava parceiros com anúncios em jornais suecos. Em plena guerra Fria, os poloneses andavam a procura de quem lhes pagasse com moeda forte ao invés de com rublos soviéticos. Kamprad viu, nesta oportunidade, a solução dos seus problemas. Em 1961, voou a Varsóvia e fechou um acordo muito favorável aos seus interesses.
Assim, a Polónia tornou-se um dos maiores fornecedores de móveis da IKEA (actualmente é o segundo maior, depois da China). Os baixos salários poloneses tornaram os preços da IKEA ainda mais competitivos.

Nazista
No ano de 1942 Ingvar Kamprad tornou-se membro do movimento pró-nazista Novo Movimento Sueco e, já em setembro de 1945, com dezanove anos de idade, doava dinheiro e recrutava membros para o movimento. Além disso, Kamprad era amigo de Per Engdahl, líder do movimento nazista na Suécia. O envolvimento com o movimento pró-nazista Novo Movimento Sueco só foi interrompido em meados da década de 1950, cinco após a derrota e o desmantelamento do nazismo na Alemanha. A filiação nazista de Kamprad não se tornou pública senão em 1994. Após a descoberta deste fato, Kamprad desculpou-se em várias ocasiões e chegou a mandar uma carta de esclarecimento a todos os empregados do grupo IKEA."
FONTE: https://pt.wikipedia.org

in: https://www.leca-palmeira.com

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Enfrentar os desafios, sorrindo...

"Sorrir com frequência. 
Sorrir é uma boa forma de enfrentar os desafios e dificuldades. 
Sorrir quebra todas as barreiras e abre muitas portas. 
Sorrir mantém à tua volta um ambiente positivo e agradável. 
Sorrir faz com que percebas a beleza que está ao teu redor. 
Sorrir mantém sempre vivo e ativo o teu encanto pela vida. 
Sorrir manifesta os nossos sentimentos e mostra o nosso otimismo. 
Sorri e nunca te faltará força para obteres o que desejares."

(in: Ilumina o teu dia, de Darlei Zanon, PAULUS Editora, julho de 2016)

in: paulus.pt