terça-feira, 11 de dezembro de 2012

14º mês deve acabar para sempre...

(imagem conseguida em: http://images.search.conduit.com/ImagePreview/?q=paulo%20trigo%20pereira&ctid=CT3106777&searchsource=2&start=0&pos=4)
 “Algum retrocesso social é inevitável” perante dimensão da crise, defende Paulo Trigo Pereira. “É evidente que o 14º mês para pensionistas e funcionários públicos deve acabar para sempre”, acrescentou, citado pelo Jornal de Negócios.
Os "erros do passado" que conduziram à actual crise significam que "algum retrocesso social é inevitável", disse esta segunda-feira o economista Paulo Trigo Pereira.
"Isto não é uma situação transitória, não é um estado de emergência", disse Trigo Pereira durante um debate sobre ’Sustentabilidade do Estado social’ na Faculdade de Direito de Lisboa. Para o economista, o actual problema de financiamento do Estado vai prolongar-se pelas próximas décadas.

"Tivemos um tsunami de que não vamos sair nos próximos 30 anos, com a entrada da China, da Índia e do Brasil" nos mercados globais. "A economia europeia não voltará a crescer às taxas dos anos 50 e 60."
Simultaneamente, registou-se uma transformação na pirâmide demográfica, afirmou o professor do Instituto Superior de Gestão de Lisboa (ISEG).
"O rácio de dependência dos idosos [relação entre idosos e população activa] em 2010 estava em cerca de 25% - havia 4 activos para pagar a pensão de um idoso. Em 2050, estará nos 60% - ou seja, nem dois activos para pagar uma pensão", disse Trigo Pereira.

http://www.noticiasaominuto.com/economia/27439/14%C2%BA-m%C3%AAs-deve-acabar-para-sempre#.UMdZVGfwpdg

Sem comentários: