sábado, 14 de fevereiro de 2015

Hoje, 14 de fevereiro, comemora-se o Dia dos Namorados

in: visaoregional.com.br
A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Continuou celebrando casamentos, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
Outra versão diz que no século XVIIingleses e franceses passaram a celebrar são Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a). Na sua forma moderna, a tradição surgiu em 1840, nos Estados Unidos, depois que Esther Howland vendeu US$ 5000 em cartões do Dia dos Namorados, uma quantia elevada na época. Desde aí, a tradição de enviar cartões continuou crescendo, e no século XX se espalhou por todo o mundo.
Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa.
O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.
in http://pt.ask.com/wiki/

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Propriedades da alfazema

websmed.portoalegre.rs.gov.br


"A alfazema é antissética e facilita a digestão", costumamos ouvir dizer nas ervanárias e ler nas bulas de alguns produtos que compramos para ajudar a reparar qualquer "asneira" de alimentação que tenhamos feito.
"A Alfazema é uma planta medicinal, também conhecida como Lavanda, Lavândula ou Nardo, muito utilizada para combater problemas de estômago ou tratar alergia a picadas de insetos.
O seu nome científico é Lavandula angustifolia e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres.

Para que serve a Alfazema

A Alfazema serve para ajudar no tratamento de ansiedade, má digestão, alergia à picada de insetos, cansaço, problemas do sono, irritação gástrica, flatulência, colite nervosa, dispepsia nervosa, má circulação, hipotensão arterial e exaustão física.

Propriedades da Alfazema

As propriedades da Alfazema incluem sua ação anti-séptica, antiespasmódica, analgésica, cicatrizante, antiasmática, anticonvulsiva e sudorífera.

Modo de uso da Alfazema

As partes usadas da Alfazema são suas flores, folhas, haste para fazer chás, óleo essencial ou para usar na culinária.
  • Chá de Alfazema para má-digestão: colocar 70 g de flores em 1 litro de água fervente durante 5 minutos. Coar e beber até 3 vezes por dia, após as refeições.

Efeitos colaterais da Alfazema

O principal efeito colateral da Alfazema é a sonolência, quando ingerida em excesso.

Contraindicações da Alfazema

A Alfazema está contraindicada para pacientes com úlceras gástricas."
http://www.tuasaude.com
www.znanje.org

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Origem da palavra "biscoito"

3.bp.blogspot.com
"Biscoito (do latim biscoctus, que significa "cozido de duas vezes" ) é um produto de doçaria confecionado à base de farinha, açúcar e um emulsionante, que pode ser leite ou uma gordura. O nome provém de um tipo de doce feito com pedaços de bolo que são novamente colocados no forno, para se tornarem mais crocantes, por sua baixa concentração de água e umidade nunca superior a 5% (a do leite em pó, por exemplo, é 3%), e também pela malha de glúten, em termos moleculares um polímero orgânico, cuja principal característica é a capacidade de retenção de gases durante a cozedura. 
Bolacha Segundo a ANVISA , não há diferença entre biscoito e bolacha. Ambos são produtos derivados da farinha, com a possibilidade de apresentarem coberturas, recheios, formatos e texturas diversas. 
História No período em que os homens viviam em cavernas, parte de suas alimentações eram baseadas em grãos triturados pelos dentes. A partir disso, teve-se a ideia de se moer os grãos com pedras, misturá-los com água e secá-los no fogo duas vezes. A esses alimentos, secos e quebradiços, deu-se o nome de biscoitos. Mas o confeccionamento profissional do alimento surgiu no século 7 a.C entre os persas. O biscoito surge no século 7 A.C no império persa e posteriormente seria a base alimentar das tripulações na época dos descobrimentos portugueses. Consistia num pão de farinha de trigo, de forma achatada, cozido no forno duas, três ou mais vezes, de modo a assegurar-lhes a durabilidade das suas qualidades alimentares durante muito tempo, deveria ser muito duro como haste de cornúpeto. Chegou a ser tal a procura de biscoito para aprovisionar as armadas dos navios que houve a necessidade de importá-los de Espanha. O padre Raphael Bluteau na sua obra “Vocabulário português e latino”, chama-lhe mesmo “pão do mar” ou "pão namor". Em 1498, a ração de biscoito, por cada tripulante era de 28 arráteis por mês (o arrátel equivale a 459 gramas) o que dá um pouco mais de 12 quilos, isto é, 428 gramas por dia. Na Índia, para substituir o trigo, fazia-se uma massa de “sagu”, substância farinácea extraída da parte central de algumas palmeiras e que podia conservar-se até vinte anos.
O biscoito tornou-se extremamente popular na Europa no século XVII, quando novos métodos de fabricação foram criados e adição de essências ou chocolates deram novos sabores ao alimento. Tornou-se tão popular, que esse foi o início de sua industrialização. 

Outros significados da palavra:

  • Em diversas partes do Brasil os biscoitos também são chamadas de bolachas (devido a designação de origem holandesa). Porém, em grande parte do Brasil e em Portugal, os biscoitos são alimentos de forma tridimensional enquanto os de forma plana ou achatada são chamados de bolachas.
Nos Açores, o termo biscoito designa os terrenos de brecha vulcânica e os campos de lava recente, dando nome à freguesia dos Biscoitos, na Ilha Terceira, e a numerosos topónimos em quase todas as ilhas daquele arquipélago."

in http://pt.wikipedia.org

domingo, 8 de fevereiro de 2015

"Sexo depois dos 70 anos?"

in: media-cache-ecO.pinimg.com
"Sim, é comum", podemos nós ler na Revista Sábado nº 562 (de 5 a 11 de fevereiro de 2015), que cita a conclusão de um estudo britânico feito pela Universidade de Manchester e pelo Centro de pesquisa NatCen.

O mesmo estudo acrescenta que um terço desses idosos têm relações sexuais com alguma frequência, apontando 54% dos homens e 31% de mulheres que continuam a ter vida sexual ativa, depois dos 70 anos.

As manifestações de afeto nessas pessoas continuam a existir, dando a perceber aos investigadores que 31% dos homens e 20% das mulheres beijam ou acariciam os seus parceiros.

Ainda um outro dado interessante e importante: não é a idade que interfere na diminuição da atividade sexual entre os casais, mas sim, conflitos ou estados de saúde.