sábado, 6 de fevereiro de 2016

Aprender bem o português: "expulso" ou "expulsado"?

De vez em quando é bom testarmos os nossos conhecimentos em relação ao funcionamento da língua portuguesa. 

Nos seguintes exercícios qual deve ser a resposta correta?

1 - A equipa de intervenção policial tem expulso do estádio alguns adeptos
ou 
2- A equipa de intervenção policial tem expulsado do estádio alguns adeptos

Escutei ontem na ANTENA 1 o "Jogo da Língua Portuguesa" e a explicação da Dra Sandra Duarte Tavares para a resposta correta deste exercício deverá ser a seguinte: 

- a forma verbal correta é: tem expulsado, porque com o verbo auxiliar ter se usa a forma do particípio passado mais longa. A forma mais breve, mais curta, que neste caso é expulso deverá ser usada quando a frase contém o verbo auxiliar ser ou estar.

in: ciberduvidas.iscte-iul.pt

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Reflexões Fantásticas de Pablo Picasso

"A pintura nunca é prosa. 
É poesia que se escreve com versos de rima plástica."

"Em arte, procurar não significa nada. 
O que importa é encontrar."

"Não devemos ter medo de inventar seja o que for. 
Tudo o que existe em nós, 
existe também na natureza, pois fazemos parte dela."

"Pinto as coisas como as imagino, não como as vejo."

in: seuhistory.com

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Para quem nasceu em fevereiro, que nos dizem os astros?

in: revistaquem.globo.com
"Aquário: 20/01 - 18/02
Pelo lado positivo, o aquariano é simpático e humanitário. É honesto e totalmente leal; é original e brilhante; é independente e intelectual.
Pelo lado negativo, o aquariano é imprevisível e tende a contrariar. É pouco emocional e não compreende a complexidade emocional de algumas pessoas e a traição entre amigos. 
Aquário gosta: O aquariano gosta de lutar por boas causas, sonhar e planejar um futuro feliz, aprender do passado, os bons amigos, divertir-se. 
Aquário não gosta: O aquariano não gosta de promessas vazias e de sentir-se só. Não gosta do cotidiano e das imitações. Prefere ver quais são as possibilidades. 

Descrição de Aquário

Os aquarianos têm uma personalidade forte e atraente. Há dois tipos de aquarianos: um é tímido, sensível, e paciente. O outro é exuberante, vivo, e pode chegar a esconder as profundezas de sua personalidade embaixo de um ar frívolo. Ambos os tipos de Aquário têm uma força de convicção e da verdade muito forte e são tão honestos que sabem mudar de opinião se aparecem provas que mostram o contrário do que pensavam antes. Os aquarianos são capazes de ver os dois lados de um argumento, o que os fazem um dos signos mais tolerantes e sem preconceitos de todo o zodíaco. Estão abertos à verdade e dispostos a aprender de todos.
O aquariano é humano, sincero, refinado e idealista. Sabe ser perseverante e expressar-se com razão, moderação e, às vezes, com humor. Quase todos os aquarianos são inteligentes, claros e lógicos. Muitos são imaginativos e psíquicos. Às vezes sentem a necessidade de retirar-se do mundo para meditar ou pensar. Negam-se a seguir a multidão. 
Apesar da personalidade aberta dos aquarianos e de seu desejo de ajudar à humanidade, eles não costumam fazer amigos com facilidade. Não se entregam de alma tão rápido. Porém, uma vez que decidem que vale a pena amar alguém, se convertem em um amigo ou amante disposto a sacrificar tudo por seu companheiro e ser fiel durante a vida inteira. Mas às vezes vivem uma desilusão emocional, porque seus ideais pessoais lhes levam a exigir mais de seu companheiro do que deveriam. Quando um aquariano se sente enganado, sua fúria é terrível. 

Aquário e o trabalho

O aquariano consegue seus melhores frutos trabalhado em grupo, desde que seja o líder. O aquariano tem um sentido de unidade com a natureza e um desejo pelo conhecimento e pelo saber que lhe pode levar a ser um excelentes cientista, astrônomo ou historiador. Também tem facilidade para trabalhar em qualquer campo técnico. Os aquarianos costumam ser bons escritores, professores, assistentes sociais e psicólogos. Também são bons músicos. 

Aquário e as relações pessoais

O problema dos aquarianos quanto às relações pessoais é quando tendem a fugir ante um problema. Sentem uma grande preocupação pelo bem da humanidade e não compreendem as posturas contrárias às causas que tanto perseguem. Apesar de ter certos segredos, os aquarianos não compreendem uma falta de integridade ou promessas quebradas. Faz parte de seu lado negativo sentir-se magoado por uma traição ou ficar em silêncio até explodir em um momento de raiva. Não obstante, é um dos signos do zodíaco mais receptivos a escutar outras verdades e a aprender dos demais.
(in euroresidentes.com)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

A diferença entre piropo e assédio verbal

Temos de estar mais atentos às palavras que usamos. Na verdade, piropo não é o mesmo que assédio verbal. E quem explica bem esta diferença é, sem dúvida, Henrique Monteiro, Redator Principal do Jornal Expresso e autor do artigo que passo a transcrever:

"Piropo é liga de cobre e galanteio.

Mas não é ordinarice

07.01.2016 

Piropo não é o mesmo que assédio verbal. O piropo pode ser património imaterial da humanidade, porque apenas exalta o belo e o sublime. O assédio verbal e a ordinarice, pelo contrário, podem (e devem) ser criminalizados. Noutros tempos, o primeiro agradecia-se, o segundo tratava-se à bengala 

HENRIQUE MONTEIRO 

O piropo tem sido muito mal tratado, sobretudo por ignorantes que não sabem o que é. Confundindo-o com ordinarices atiradas de um qualquer andaime (como ainda recentemente AQUI o fez José Soeiro), desconhecem a sua longa história de galanteria, que já vem de Ovídio, poeta latino de há 2000 anos. Do mesmo modo que o Bloco de Esquerda, ao pretender legislar contra o assédio verbal lhe chama erradamente piropo, como se pode ver AQUI. Ora nada disto é assim. 

Entendamo-nos: uma coisa é a chamada ‘boca foleira’ e pior ainda a ordinarice total. Outra, completamente diferente e oposta, é o piropo. E esta taxonomia (ou, se preferirem, esta classificação científica) é absolutamente necessária para não se deitar fora a criança com a água do banho. O piropo, o belo piropo, pode ser património imaterial da humanidade, porque apenas exalta o belo e o sublime, sem qualquer teor sexual implícito. Muito menos um teor de assédio ou perseguição. O piropo agradecia-se. A ordinarice tratava-se à bengalada. 

Consultem-se os dicionários. Todos eles fazem equivaler o vocábulo a galanteria. Não é acaso – são dicionários de origens muito diferentes: Porto Editora, Texto Editora, José Pedro Machado, Academia das Ciências, Houaiss, Morais e mesmo os espanhóis da Real Academia e de Cuyàs. Se aqui se recorre ao espanhol é porque a palavra entrou pela via do castelhano. 

José Pedro Machado, que dá cartas com os cinco volumes do dicionário etimológico (da origem das palavras), diz que piropo vem do grego pyropos, que significa “de cor vermelha” ou “vermelho de fogo”. Na verdade, o piropo começa por ser uma liga de cobre e ouro de cor vermelha e brilhante. Entre os clássicos é frequente citar-se um verso de Ovídio “flammasque imitante pyropo” (em português poder-se-ia traduzir por “fogo reluzente”) que passa à Idade Média referindo-se basicamente ao mineral que combina ouro e cobre ou, por vezes, ouro, prata e cobre e muito provavelmente aos trovadores provençais, como metáfora de faces rosadas ou de lábios de carmim. 

Ao certo, sabe-se que Benito Arias Montano, escritor humanista natural de Sevilha, escreveu em 1569, no início do seu livro ‘Retórica’, a frase latina que termina com as palavras: “luce pyropum”. Na verdade, a frase trata de bochechas rosadas e de um fantástico olhar cor de leite e ainda de uma estrelada luz de rubi (luce pyropum). Seguindo ainda o raciocínio de Machado, os estudantes que elucubravam sobre a ‘Retórica’ achavam o termo piropo de uma sensualidade apreciável. Já que, a seguir a essa palavra, o mesmo Arias Montano aludia a lábios dignos de Vénus e a um nariz avesso às flechas do amor. 

Com o passar dos tempos, Francisco de Quevedo, poeta espanhol do século XVII, já utiliza ‘piropo’ na aceção moderna do termo, num poema todo ele dedicado à boca de uma mulher. É assim, pensa-se, que o termo se cristaliza naquilo que sempre foi depois: requebro ou galanteio. 

É verdade que a lei recentemente aprovada na Assembleia da República, que aclara e atualiza o artigo 170 do Código Penal, não fala em ‘piropos’ mas em ‘importunação sexual’. São coisas totalmente diferentes, mas os jornais não perdoam. Vejam os títulos: “Piropos com teor sexual dão prisão até três anos” – Observador; “Piropos já são crime e dão pena até três anos” – DN; “Piropos e propostas sexuais já dão pena de prisão” – Expresso (não escapamos); “Piropos a caminho do tribunal” – Visão; “Um piropo pode dar cadeia” – RTP. Podíamos obviamente continuar, mas não valerá a pena. 

Se é certo que as palavras ganham significados novos, é tempo de defender a pureza do piropo como elogio da beleza, galanteio e espírito cavalheiresco, muito longe da ordinarice que – essa sim – deve dar pena de prisão, aliás, o insulto – pois é na verdade um insulto. 

Vejamos como os espanhóis, os primeiros a tratar do piropo, abordam o assunto. Eis alguns dos seus piropos mais famosos: - Teus olhos são o meu céu, teus lábios são o meu mar e o teu corpo é a terra que eu quero habitar - Um segundo diante da tua beleza é melhor do que a eternidade no paraíso; - Vivi sem conhecer-te; mas quando te vi percebi que não tinha vivido. 

Retirem o que pode haver de piroso ou kitsch. Mas concorde-se que ninguém pode ser condenado por um verdadeiro piropo."
(in expresso.sapo.pt)

"The Spider and the Fly"
imagem obtida em: en.wikipedia.org

domingo, 31 de janeiro de 2016

""Amor" é uma palavra muito antiga


in: www.mensagenscomamor.com 
Sim, é verdade! 

E quem o diz e comprova é Pedro Braga Falcão, na sua interessante obra Palavras que falam por nós (Clube do Autor, S.A.) e que se recomenda a todos os que tentam descobrir as raízes da língua portuguesa.

Amor é uma palavra tão antiga como o latim e é derivada do verbo amare (amar). A partir de amare formou-se amicus (amigo) e amans (aquele que ama)!