sábado, 31 de março de 2012

O italiano António Tabucchi



Antonio Tabucchi nasceu em Vecchiano, na província de Pisa, no dia 24 de setembro de 1943 e morreu em  Lisboa a 25 de março de 2012.

Era um escritor italiano, e foi professor de Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Siena. Naturalizou-se português em 2004. Adorava Portugal, e conhecia muito bem o nosso país.

Era tradutor das obras de Fernando Pessoa, trabalhando com a sua mulher Maria José Lancastre, desde os anos 60, e estas traduções já percorrem cerca de dezoito países. 
"Alguns dos seus livros mais conhecidos são Notturno Indiano, Piccoli equivoci senza importanza, Un baule pieno di gente, Gli ultimi tre giorni di Fernando Pessoa, Sostiene Pereira, La testa perduta di Damasceno Monteiro e Si sta facendo sempre più tardi. Vários dos seus livros foram adaptados ao cinema, com destaque para Sostiene Pereira, onde Marcello Mastroianni realiza uma das suas últimas interpretações, em 1995, um ano antes da sua morte." http://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Tabucchi

sexta-feira, 30 de março de 2012

Vermelho - Fafá de Belém

Fafá de Belém - "Meu Fado"

"Há quem o chame vadio": Fado de Miguel Brito Rebelo

Joana Rios



Joana Rios
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa Joana Rios
Informação geral

Origem Lisboa

País Portugal

Gêneros Jazz, Bossa nova

Joana Rios (Lisboa, 7 de Maio de 1976) é uma cantora e compositora portuguesa de jazz. Iniciou a sua carreira profissional no jazz e bossa nova aos 17 anos. A sua formação musical passou pela Academia dos Amadores de Música, seguindo-se o Conservatório Nacional e a Escola de Jazz Luís Villas-Boas, do Hot Clube de Portugal, onde também viria a leccionar desde 2002.

Discografia

2009- 3 Desejos

2007- Universos Paralelos

2005- Joana Rios canta Ella Fitzgerald

Referências1.↑ myspace.com/joanarios

2.↑ teatrosaoluiz.pt

3.↑ Joana Rios em rtp.pt
                                      

Jonathan Antoine of "Britan's Got Talent" Credits Charlotte Jaconelli

Jonathan Antoine of ‘Britain’s Got Talent’ Credits Charlotte Jaconelli (Video)



quinta-feira, 29 de março de 2012

Uma artista de corpo inteiro, que dá voz à lusofonia: Sílvia Machete, cantora, acrobata...


                                        

Silvia Machete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: http://pt.wikipedia.org/wiki/Silvia_Machete


Informação geral

Nome completo Silvia Machete

Nascimento 27 de março de 1976 (36 anos)

Origem Rio de Janeiro

País Brasil

Gêneros pop, MPB

Instrumentos vocal

Página oficial www.silviamachete.com

Silvia Machete (27 de Março de 1976 no Rio de Janeiro), é uma cantora, compositora, performer, malabarista e trapezista brasileira.

                

quarta-feira, 28 de março de 2012

Os medicamentos vão descer de preço

 

A partir do dia 1 de abril vai assistir-se a uma descida de preços dos medicamentos, segundo exigências da "troika".

Das notícias que li no Diário Económico, os medicamentos de marca devem baixar 4 por cento. No próximo mês de maio e logo a partir do dia 1, os genéricos descem de preço, podendo a descida ir até aos 20%, o que significa que, no máximo, custarão metade do novo preço dos medicamentos de marca.

terça-feira, 27 de março de 2012

Dia Mundial do Teatro - Mensagem de John Malkovich


Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2012 por John Malkovich

27 de Março de 2012 por Tiago Mota Saraiva

O ITI – International Theatre Institute UNESCO, honrou-me ao convidar-me para redigir a mensagem comemorativa do 50º aniversário do Dia Mundial do Teatro. Vou dirigir estas breves palavras aos meus companheiros do teatro, colegas e amigos.

Que o vosso trabalho seja convincente e genuíno. Que seja profundo, tocante, comunicativo e incomparável. Que nos ajude a refletir sobre a questão do que significa ser humano e que essa reflexão seja conduzida pelo coração, pela sinceridade e pela bondade. Que superem a adversidade, a censura e a escassez algo que, na verdade, muitos de vocês são forçados a confrontar. Que sejam abençoados com talento e rigor necessários para ensinarem, em toda a sua complexidade, as causas pelas quais deve bater o coração Humano, tendo em conta a humildade e a curiosidade para fazer dessa tarefa a obra da vossa vida. E que seja o vosso melhor – porque o melhor que derem, mesmo assim, só acontecerá nos momentos únicos e efémeros – Em consonância com a pergunta mais elementar de todas:

“Porque vivemos?”

Merda!!!

John Malkovich

Tradução – Rafael Amaral Vergamota

Presidente da Federação Portuguesa de Teatro (adaptado)

http://5dias.net/2012/03/27/mensagem-do-dia-mundial-do-teatro-2012-por-john-malkovich/

                                             

Ballet - Uma Dança Nobre

  

Balé
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa Nota:

Balé (do francês Ballet) é o nome dado a um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto. As primeiras apresentações diante da plateia eram feitas com o público sentado em camadas ou galerias, disposto em três lados da pista de dança. Elas são realizadas principalmente com o acompanhamento de música clássica.

O balé é um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Este gênero de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática. Ele é ensinado em escolas próprias em todo o mundo, que usam suas próprias culturas e sociedades para informar esse tipo de arte. As diferentes técnicas de balé, entre elas mímica e atuação, são coreografadas e realizadas por artistas formados e também acompanhadas por arranjos musicais (geralmente de orquestra mas, ocasionalmente, vocal). É um estilo equilibrado de dança que incorpora as técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança. A sua forma mais conhecida é o balé romântico ou "Ballet Blanc", que valoriza a bailarina em detrimento de qualquer outro elemento, focando no trabalho de pontas, fluidez e movimentos acrobáticos precisos. Esta forma utiliza como figurino o convencional tutu francês de cor branca.

Atualmente existem várias outras modalidades de balé, entre eles balé expressionista, neoclássico e modalidades que incorporam elementos da dança moderna.

Os princípios básicos do balé são : postura ereta ; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.
Edgar Degas, pintura de bailarinas (1872)
National Ballet of Canada

segunda-feira, 26 de março de 2012

Lana Del Rey - 1 milhão de cópias vendidas

                                           

domingo, 25 de março de 2012

Portugal Fashion encerra com Fátima Lopes



Estiveram cerca  de 10 000 visitantes nos 4 dias do Portugal Fashion, em que o 1º dia do evento foi passado em Lisboa e os restantes, na Alfândega, no Porto.

O desfile de moda terminou a 30ª edição, com "Flor da Pele", de Fátima Lopes, que se inspirou no corpo humano para criar a sua coleção: "Esta coleção foi pensada para criar uma ilusão ótica de perfeição independentemente do corpo que as pessoas possam, tendo sido pensada para criar silhuetas muito delineadas, com cinturinhas muito fininhas e penso que consegui", explica Fátima Lopes, em entrevista à Lusa.

O designer Luís Onofre aproveitou  este dia para apresentar a sua coleção de calçado "Sex Appeal" (inspirando-se nos anos 50), em pele de crocodilo e camurças "sendo as cores principais o azul pavão, o rosa veneziano, o cor de vinho, o cinza, o preto e o mostarda."

Katty Xiomara apresentou a coleção 'Futuralma' com os olhos virados  para o futuro e na necessidade de se ter a "consciência da reciclagem e reutilização das coisas", explicou à Lusa a estilista, acrescentando que cada peça pode ser usada de três ou quatro formas diferentes.


Baseado em notícias lidas em:
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2383154