domingo, 27 de abril de 2025

Abril está quase no fim: algumas curiosidades deste mês

Abril – Os Cercicos
imagem obtida em: https://oscercicos.wordpress.com


A origem do nome deste mês vem do latim, embora não se conheçam as verdadeiras razões para os habitantes de Roma terem usado "aprilis" para o designar. 

Isto, porque de um modo geral, os meses continham nomes de deuses, motivo pelo qual levou muitos dos Romanos a pensarem que o nome era o mês da deusa romana Vénus (ou Afrodite).

Também há estudiosos que dizem que o nome deste mês vem de "aperire" que em latim significa abrir, uma vez que sabemos que neste mês desabrocham (abrem) as flores.

Mas, o certo ´e que, Marco Neves, Professor e Autor, nos confessa na sua obra O ALMANAQUE DA LÍNGUA PORTUGUESA: "Mas é uma linda história que é, provavelmente, mentira. O mês ficará assim com um nome misterioso..."

Sim, a língua é muito misteriosa...

Sobre as mentiras da língua transcrevo da obra acima referida um pequeno texto de Raul Brandão sobre abril - as mentiras da Língua - que, julgo eu, enriquecerá este meu "post":

El-Rei Junot

"A 26 de abril de 1797 França e Espanha fazem uma convenção secreta para a conquista de Portugal. A Inglaterra instada envia-nos 6.000 homens de socorro. Foi nessa ocasião que estivemos vai não vai para mandar vir de fora um general ilustre, o general Mack - o das derrotas !..."

Termino referindo que este mesmo autor nos fala do 1 de abril, que costumamos considerar o Dia das Mentiras. Pode ter a ver com as celebrações festivas de fim de ano, o que constitui uma mentira, pela simples razão de estas terem passado para o mês de dezembro. E há mais histórias destas, sem fundamento linguístico-científico, mas essas teorias são tão "ténues" e muito provavelmente, "mentirosas como o dia!!

REFERÊNCIA: baseei-me no Almanaque da Língua Portuguesa, de Marco Neves, Autor e Guerra e Paz, Editores S.A., 2020

Sem comentários: