domingo, 1 de maio de 2011

Dia da Mãe

Neste dia tão especial, este post é dedicado a todas as mães do mundo.

Para tal, da minha parte, a melhor homenagem que posso prestar é transmitir-lhes alegria,  oferecendo-lhes algumas canções do nosso país - Portugal.

E depois, alguns poemas!



Alguns poemas:

Ser Mãe
Ser mãe é andar chorando num sorriso.
Ser mãe é ter um mundo e não ter nada.
Ser mãe é padecer num paraíso. (Coelho Neto)

Só por isso, Mãe:

Mesmo que a noite esteja escura,
Ou por isso,
Quero acender a minha estrela. 

Mesmo que o mar esteja morto,
Ou por isso,
Quero enfunar a minha vela.

Mesmo que a vida esteja nua,
Ou por isso,

Quero vestir-lhe o meu poema.

Só porque tu existes,
Vale a pena!

Amo-te, minha Mãe! (Lopes Morgado, Mulher Mãe)

Mãe

Minha mãe! Que brandura e que ternura
Nesta humilde palavra pequenina,
De uma unção virginal que nos domina
E de uma glória que nos transfigura.

É tão doce, tão candida, tão pura
Que nem num rumor de águas em surdina,
Ou um cântico de ave, quando trina,
Em adejos vibrantes, pela altura.

Tomemos e acendamos uma vela.
Pronunciando - Pai - diante dela,
Logo se apaga a débil chama ardente.

Mas se dissermos - Mãe! - a chama, então,
Estremece de funda comoção
E continua a iluminar a gente. (Monsenhor Moreira das Neves)

Sem comentários: