sábado, 25 de março de 2017

60 anos do Tratado de Roma

"Um aniversário ensombrado pelo divórcio decretado pelo Brexit, com Theresa May ausente do aniversário e prestes a iniciar o processo de separação na próxima quarta-feira. Serão agora 27 e não 28 os países a assinar a “Declaração de Roma”, que pretende renovar o compromisso europeu comum e afirma que a sua União é una e indivisível.


Mas os tempos são de tensão e discórdia. O Brexit encorajou nacionalistas eurocépticos a desafiar governos desde Estocolmo até à Sicília e ampliou fricções entre os Estados-membros:
“Não estamos cansados da Europa. mas queremos que ela funcione melhor. Muitos erros foram cometidos. E a nossa União está ainda incompleta, muitas vezes longe dos problemas, dividida, ineficaz, demasiado burocrática. Como presidente do parlamento estou preocupado com o desafecto crescente que isso provoca em muitos cidadãos. E nós não podemos avançar sem reaproximar a Europa às pessoas”, declarou Antonio Tajani, presidente do Parlamento Europeu.
São esperadas cerca de 30 mil pessoas, entre pro- e anti-União Europeia, esta tarde no centro da cidade, que se encontra sob um forte dispositivo policial. 
Uma proximidade controlada, que mesmo entre os países da União Europeia se revê. A proposta de uma UE a “várias velocidades” reduziu-se na declaração de Roma hoje assinada a “ritmos diferentes”, num apaziguamento momentâneo de crispações de longo curso."
in: 
http://pt.euronews.com/2017/03/25/lideres-europeus-assinam-declaracao-de-roma-que-renova-compromisso-europeu-

in: rtp.pt

Sem comentários: