in conhecimentocientifico.com |
Nos dias que correm, em toda a imprensa, não se ouve outra coisa senão assuntos relacionados ou com política, ou com os políticos ou então, das políticas por eles praticadas.
Não é novidade para ninguém, que ainda muito jovens, todos estudámos na escola e aprendemos como os gregos antigos gostariam que o mundo fosse e não como ele é.
Quem explica tudo isto muito bem é Pedro Braga Falcão no seu livro "Palavras que falam por nós" Clube do Autor, 2014, e da seguinte maneira:
"Política é uma palavra verdadeiramente grega, que radica em politikos, 'aquilo que diz respeito aos cidadãos, civil', e está relacionada com polis, "cidade, estado", considerada no seu sentido ideal e utópico. Diz respeito a toda a nação que não está direccionada para o indivíduo, mas para a comunidade, e um político mais não é do que alguém que existe para a servir. Claro que os gregos não eram ingénuos, e sabiam perfeitamente que à natureza humana é muito difícil discernir entre interesse pessoal e público, e grande parte das vezes a ambição e os objectivos individuais sobrepõem-se ruinosamente ao bem comum. Da raiz de polis temos, aliás, polícia, do grego politeia, "direitos e deveres dos cidadãos, cidadania, administração do estado", que passou a designar a instituição que zela pelos próprios cidadãos."
Sem comentários:
Enviar um comentário