![]() |
imagem cm-gaia.pt |
“Educar não é cortar as asas, mas sim orientar o vôo”
Esta frase escrita numa das paredes da Escola do Viso, em Canidelo (Vila Nova de Gaia), chamou-me a atenção no dia em que fui votar para as eleições autárquicas.
Claro que ao refletir bem nela, não posso deixar de confessar que me deixou muito sensibilizada em relação à forma como, deduzo, o Ensino ali será ministrado - as crianças, sempre em primeiro lugar.
Sim, é preciso dar-lhes liberdade, mas com a consciência de que terão de ser sempre bem orientadas - neste domínio, não há lugar para distrações.
Assim, “com a devida vénia”, partilho-a aqui pela profundidade do seu significado. Esta frase toca-nos o coração, a alma, deixando-nos descansados, tranquilos e felizes pela forma como os dirigentes e trabalhadores daquele estabelecimento de ensino encaram a educação das suas/nossas crianças.
Abençoadas escolas, abençoado pessoal docente e não docente que tanto labuta para que pais, filhos e familiares possam respirar descansados em cada dia dum mundo tão conturbado e cheio de perigos.
Também sou professora e revejo-me nesta forma de ensino numa escola de primeiro ciclo que serve de base na formação das crianças e que um dia também serão adultos.
Obrigada, Escola do Viso!
Sem comentários:
Enviar um comentário