sábado, 9 de junho de 2012

"Mandar Ventarolas" : qual a origem e o significado desta expressão?


Esta expressão refere-se a alguém que se distingue dos outros em certos domínios, sendo exímio e superando a média.

A origem desta expressão "mandar ventarolas" estará na palavra ventarola, que era um abanico, um leque sem ventas, que agitando, produzia corrente de ar, servindo muitas vezes para comunicar, com gestos amorosos.

Por analogia, relaciona-se com quem era exímio na arte do abanico. 

(referência: Lugares Comuns, de Mafalda Lopes da Costa, antena 1)

"Ser um ultramontano" - sabe o que significa?

Ser um ultramontano é sinónimo de "Ser um conservador", ser "Um Velho do Restelo".

Ser um conservador:
  • conservador, como adjetivo, indica uma pessoa que conserva, que se    opõe a mudanças políticas.
  • como substantivo masculino, conservador, refere-se a alguém que defende uma política conservadora;
  • certos funcionários encarregues de conservar arquivos ou registos de bibliotecas, que recebem o título de conservador
  • como adjetivo, conservador pode ainda significar alguém que não gosta de mudanças em relação ao que está estabelecido, ao que é tradicional
  • reacionário
Ser um Velho do Restelo:                  
  • “Os velhos do Restelo” são os retrógrados, os que receiam os avanços científicos.
  • o termo pode ter origem n' Os Lusíadas, de Luís de Camões, porque nesta obra  o “velho do Restelo” criticava os marinheiros portugueses que, segundo ele,  partiam para os Descobrimentos, por cobiça 
  • pessoa (conservadora, adj.) de certa forma pessimista, que está sempre a pensar que tudo vai correr mal.
Podemos ainda alargar a nossa reflexão sobre o "Velho do Restelo" (se isso me é permitido) a algo mais profundo e muito bem explicado por Ciberdúvidas da língua portuguesa:
  • http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=16521 "[Pergunta] Qual o significado de «insano» presente n’Os Lusíadas, estrofe 98, do canto IV?
  • Carlos Fernandes :: :: Portugal
    [Resposta] Transcrevo os quatro primeiros versos da estrofe e do canto referidos na pergunta:
    «Mas, ó tu, geração daquele insano
    Cujo pecado e desobediência
    Não somente do Reino soberano
    Te pôs neste desterro e triste ausência
    (...)»
    Trata-se de uma pequena passagem do chamado episódio do Velho do Restelo, em que este tece considerações sobre a «vã cobiça» dos que partem para os Decobrimentos. O «insano» a que a personagem se refere é Adão, que insensatamente provou o fruto proibido e foi expulso do Paraíso com Eva, levando a que os seus descendentes, isto é, toda a humanidade viva com sofrimento («neste desterro e triste ausência»).

    O adje(c)tivo insano significa «louco», «insensato» (Luís de Camões, Os Lusíadas. Vocabulário, edição de Arnaldo de Mariz Roseira, Lisboa, Guimarães Editores), sobretudo nos versos transcritos. A palavra é um latinismo, isto é, trata-se de uma forma latina que poucas adaptações teve na passagem ao português, não tendo seguido o processo de lenta alteração fonética do latim ao português antigo.
    C. R. :: 13/12/2005"

sexta-feira, 8 de junho de 2012

PITBULL - cantor americano, filho de pais cubanos



Biografia extraída da Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pitbull_(cantor)

Pitbull (cantor)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa Pitbull


Nome completo Armando Christian Pérez

Apelido Pitbull

Nascimento 15 de janeiro de 1981 (31 anos)

Origem Miami, Flórida

País Estados Unidos

Gêneros Hip-hop, Eletrônico, Eletro hop

Período em atividade 1998 - atualmente

Gravadora(s) RCA, TVT, Polo Grounds, J, Bad Boy Latino, Mr. 305

Afiliações Lil Jon, Ying Yang Twins, DJ Khaled, Enrique Iglesias, Jennifer Lopez, Ne-Yo, Shakira, Marc Anthony

Página oficial www.pitbullmusic.com

Armando Christian Pérez (Miami, 15 de janeiro de 1981), mais conhecido pelo nome artístico Pitbull, é um rapper, cantor e compositor americano de ascendência cubana. Pitbull, começou a ganhar notoriedade depois de participar de uma canção de Lil Jon, que ajudou o rapper a iniciar sua carreira, além de participar da trilha do filme Mais Velozes, Mais Furiosos. Em 2004, Pitbull lançou seu primeiro álbum, chamado "M.I.A.M.I.", que conseguiu disco de ouro nos Estados Unidos, depois ele lançou os álbuns "El Mariel" e "The Boatlift" em 2007 e 2008 respectivamente. Em 2009, lançou "Rebelution" que apareceu em vários charts, além de lançar "I Know You Want Me (Calle Ocho)", o primeiro single de sucesso mundial. Depois Pitbull, lançou vários singles de sucesso como "Hotel Room Service", "Shut It Down" e "Bon Bon". Em 2010 lançou o álbum em espanhol "Armando" e participou de singles de vários cantores entre eles Enrique Iglesias e Usher.
"Planet Pit", lançado em 2011, se tornou o maior álbum de sua carreira, com vários singles de sucesso, além da música "Give Me Everything", que se tornou primeira colocada em várias paradas musicais além de concorrer em várias premiações como o MTV Video Music Awards, MTV Europe Music Awards e American Music Awards.

1 Biografia

2 Carreira

3 Discografia

...(...)...(...)

Biografia

Pitbull, cujo verdadeiro nome é Armando Christian Pérez, nasceu em 14 de Janeiro de 1981 em Miami, Flórida, Estados Unidos, de pais cubanos. Ele cresceu influenciado pelo nacionalista poeta cubano José Martí. Seus pais se separaram quando ele era jovem, e ele foi criado por sua mãe. Mais tarde, ele passou um tempo com uma família adotiva em Roswell, Georgia. Aos 16 anos, sua mãe o expulsou de casa depois que ele se tornou um traficante de drogas. Ele, então, formou-se na Escola Parque Miami Coral alta e concentrou sua carreira no rap. No começo da carreira ele encontrou problemas por ser um rapper branco, de olhos azuis e por ser Cubano-Americano, pois a maioria dos rappers eram negros e Americanos.

Carreira

Em 2001, Pitbull assinou com a Luke Records, apresentado a gravadora por Jullian Boothe. No mesmo ano também foi apresentado a Robert Fernandez da Famous Artist Music & Management, uma gravadora especializada no desenvolvimento de artistas, da produtora Diaz Brothers. Fernandez disse que viu a ansiedade e vontade que Pitbull tinha, e depois começou a trabalhar no desenvolvimento de sua carreira. Fernandez apresentou Pitbull a Lil Jon, que viu que ele tinha talento pra música, e o chamou para participar de uma canção de seu álbum "Kings of Crunk", lançado em 2002. No ano seguinte participou da trilha sonora do filme Mais Velozes, Mais Furiosos. Além disso, Pitbull também lançou diversos mixtapes, compostos de freestyles e remixes de música rap popular. Pitbull explicou a razão por trás da escolha de seu nome artístico , dizendo que "O cão morde para se defender. O cão é demasiado estúpido para perder. Eles são, basicamente, tudo o que eu sou. Foi uma luta constante."
A notoriedade veio em 2004 ao lançar o primeiro álbum , intitulado "M.I.A.M.I.", e o single "Culo" que chegou ao Billboard Hot 100. Depois Pitbull lançou dois álbuns "El Mariel" em 2006 e "Boatlift" em 2007, ambos sem muito reconhecimento. Em 2009 lançou o álbum "Rebelution", que chegou ao oitavo lugar nos Estados Unidos, além de conseguir disco de ouro no México e no Canadá. "I Know You Want Me (Calle Ocho)", que pertence ao álbum, conseguiu ótimas posições nas paradas musicais de diversos países e se tornou o primeiro sucesso do rapper. No ano seguinte o rapper lançou o álbum espanhol "Armando", que foi indicado em várias premiações de música latina, e teve como destaque o single "Bon, Bon". No mesmo ano Pitbull, participou de dois singles de grande repercussão, "I Like It" com Enrique Iglesias e "DJ Got Us Fallin' In Love" com Usher. No inicio de 2011 participou do single de Jennifer Lopez "On the Floor", outro sucesso mundial.

Em Março de 2011, Pitbull lançou "Planet Pit", o sexto álbum de estúdio e o mais vendido do rapper. Conseguiu certificação em vários países entre eles Austrália, Alemanha e Suiça. O primeiro single foi "Hey Baby (Drop It to the Floor)" com o támbém rapper T-Pain lançado no final de 2010. "Give Me Everything" lançada em Março de 2011 se tornou o maior de sua carreira, conseguindo certificação em mais de dez países e varias primeiras posições. O single fez Pitbull concorrer em diversas premiações dos Estados Unidos e da Europa. Depois lançou mais dois grandes sucessos de seu sexto álbum, "Rain Over Me" com Marc Anthony e "International Love" com Chris Brown.
Discografia de Pitbull

consultar:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Discografia_de_Pitbull

quinta-feira, 7 de junho de 2012

"Os maridos das outras" por Miguel Araújo (músico da banda AZEITONAS)

Do Álbum "Cinco Dias e Meio":



A Letra de "Os maridos das outras":

Toda a gente sabe que os homens são brutos

Que deixam camas por fazer

E coisas por dizer

Muito pouco astutos, muito pouco astutos

Toda a gente sabe que os homens são brutos

Toda a gente sabe que os homens são feios

Deixam conversas por acabar

E roupa por apanhar

Vêm com rodeios, vêm com rodeios

Toda a gente sabe que os homens são feios

Mas os maridos das outras não,

Porque os maridos das outras são

O arquétipo da perfeição

O pináculo da criação

Dóceis criaturas

De outra espécie qualquer

Que servem para fazer felizes

As amigas da mulher

Tudo o que os homens não

(Tudo o que os homens não)

Os maridos das outras são

Toda a gente sabe que os homens são lixo

Gostam de músicas que ninguém gosta

Nunca deixam a mesa posta

Abaixo de bicho, abaixo de bicho

Toda a gente sabe que os homens são lixo

Toda a gente sabe que os homens são animais

Que cheiram muito a vinho

E nunca sabem o caminho

Na na na na na, na na na na na

Toda a gente sabe que os homens são animais

Mas os maridos das outras não,

Porque os maridos das outras são

O arquétipo da perfeição

O pináculo da criação

Dóceis criaturas

De outra espécie qualquer

Que servem para fazer felizes

As amigas da mulher

Tudo o que os homens não

(Tudo o que os homens não)

Os maridos das outras são

terça-feira, 5 de junho de 2012

Marc Anthony - "I Need to Know"...



Marco Antonio Muñiz Ruiz, mais conhecido por Marc Anthony (Nova York, 16 de setembro de 1968) é um compositor e cantor norte-americano, popular na América Latina pelas suas baladas e pela salsa.

Biografia

Marc Anthony nasceu sob o nome de Marco Antonio Muñiz Ruiz na cidade de Nova York,é de origem Caribenha e ja fez uma viagem a Cuba, filho de Guillermina, uma dona-de-casa e de Felipe Muñiz, músico e trabalhador no refeitório de um hospital. Os seus pais são de origem porto-riquenha. Tem uma irmã chamada Yolanda Muñiz.

Tem uma filha, Ariana, nascida em 1994, com a ex-namorada a policial Debbie Rosado.

Ele casou em 9 de maio de 2000 com Miss Universo Dayanara Torres em Las Vegas. Eles renovaram os votos em uma grande cerimônia em dezembro de 2002. O casal teve dois filhos, Christian Marcus Muñiz, nascido em 5 de fevereiro de 2001 e Ryan Adrian Muñiz nascido em 16 de agosto de 2003. O casal se separou em outubro de 2003 e em janeiro de 2004 ela entrou com o pedido de divórcio. O divórcio foi finalizado em 1º de junho de 2004.

Apenas quatro dias depois de seu divórcio, Marc casou com a cantora e atriz Jennifer Lopez, com quem teve os filhos mais novos, os gêmeos Emme Maribel Muñiz e Maximillian David Muñiz, nascidos em 22 de fevereiro de 2008. Depois de muitos boatos de que Marc estava traindo Jennifer Lopez, foi confirmado o divórcio entre os dois.
Discografia

1991: When the Night is Over

1993: Otra Nota

1995: Todo a Su Tiempo

1997: Contra la Corriente

1999: Marc Anthony

2001: Libre

2002: Mended

2004: Amar Sin Mentiras

2004: Valió la Pena

2011: Iconos

Filmografia

Chamas da Vingança

El Cantante

Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marc_Anthony


segunda-feira, 4 de junho de 2012

"La Valse à Mille Temps", de Jacques Brel


Jacques Brel

La valse à mille temps

Au premier temps de la valse


Toute seule tu souris déjà


Au premier temps de la valse


Je suis seul mais je t'aperçois


Et Paris qui bat la mesure


Paris qui mesure notre émoi


Et Paris qui bat la mesure

Me murmure murmure tout bas


{refrain:}

Une valse à trois temps

Qui s'offre encore le temps

Qui s'offre encore le temps

De s'offrir des détours

Du côté de l' amour

Comme c'est charmant

Une valse à quatre temps

C'est beaucoup moins dansant

C'est beaucoup moins dansant

Mais tout aussi charmant

Qu'une valse à trois temps

Une valse à quatre temps

Une valse à vingt ans

C'est beaucoup plus troublant

C'est beaucoup plus troublant

Mais beaucoup plus charmant

Qu'une valse à trois temps

Une valse à vingt ans

Une valse à cent temps

Une valse à cent ans

Une valse ça s'entend

A chaque carrefour

Dans Paris que l'amour

Rafraîchit au printemps

Une valse à mille temps

Une valse à mille temps

Une valse a mis le temps

De patienter vingt ans

Pour que tu aies vingt ans

Et pour que j'aie vingt ans

Une valse à mille temps

Une valse à mille temps

Une valse à mille temps

Offre seule aux amants

Trois cent trente-trois fois le temps

De bâtir un roman

Au deuxième temps de la valse

On est deux tu es dans mes bras

Au deuxième temps de la valse

Nous comptons tous les deux une deux trois

Et Paris qui bat la mesure

Paris qui mesure notre émoi

Et Paris qui bat la mesure

Nous fredonne fredonne déjà

{refrain}


Au troisième temps de la valse


Nous valsons enfin tous les trois


Au troisième temps de la valse


Il y a toi y a l'amour et y a moi


Et Paris qui bat la mesure


Paris qui mesure notre émoi


Et Paris qui bat la mesure


Laisse enfin éclater sa joie.

Mas afinal, que país é o nosso?



O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro,  explicou num dos programas «Opinião Pública» da SIC Notícias (mais ou menos por estas palavras) como, em Portugal, as leis são feitas exatamente, para não ser possível apanhar as pessoas em situação de corrupção...«Temos normas que tornam totalmente impossível apanhar um corrupto em Portugal. As normas são feitas exatamente para não ser possível apanhar as pessoas em situação de corrupção e não se conseguir provar em tribunal. Estes casos todos, que estão em tribunal, não vão dar em nada,  mesmo que eles fossem filmados no acto de corrupção, seria difícil provar em tribunal com as normas que temos, quanto mais com advogados competentes (do lado dos corruptos). Por outro lado, temos o Ministério Público que está organizado para não conseguir investigar a corrupção.Também a polícia judiciária não tem meios para investigar a corrupção. Se juntarmos a isto, tribunais pouco treinados e normas que não funcionam, então isto é o paraíso dos corruptos. Aliás, todos nós conhecemos casos, ao longo do país todo, de fortunas inexplicáveis que continuam inexplicáveis e que apareceram de repente, após o exercício de cargos políticos ou em ligação com o Poder.… Agora, um conjunto enorme de medidas em vez de normas claras e transparentes sobre o que é que é a corrupção, e isto não é difícil de fazer, bastando para tal copiar o que existe, por exemplo, nos cinco países menos corruptos do mundo, são normas que são muito transparentes, são normas que, ao contrário do que aqui está previsto, não se aplicam a toda a população portuguesa. Aplicam-se só a detentores de cargos políticos, por isso são muito mais focadas naqueles que têm o risco de praticar a corrupção e permite, por isso, um enfoque muito mais fácil da polícia judiciária, do ministério público, dos tribunais e dos outros órgãos de fiscalização.…Todos nós sabemos que muita gente sai dos cargos públicos, políticos, e depois vai para a frente de grandes empresas e alguns deles criam grandes fortunas, quer dizer, tudo coisas que são inexplicáveis e inaceitáveis em sociedades civilizadas, excepto neste país, onde se pode bater sempre no contribuinte, mas tratamos maravilhosamente bem os corruptos…Eu espero que isto não seja mais uma vez o que tem sido feito, que sempre que eles alteram as normas de corrupção, tornam-nas mais incompreensíveis e mais impossíveis de aplicar pelos tribunais e pela investigação.… Nós não temos um combate à corrupção.Temos normas de branqueamento, que é uma coisa diferente.Temos normas que permitem aos corruptos saírem de um julgamento todos praticamente ilibados...Há casos que eu acho terríveis: as parcerias público-privadas e o BPN são de certeza casos de polícia, são dois casos paradigmáticos em Portugal."

Para ver  o vídeo,  clicar no link:
 

domingo, 3 de junho de 2012

Frase de Augusto Cury, médico psiquiatra brasileiro

"Quando somos abandonados pelo mundo, a solidão é superável; quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase incurável"

O Dr. Augusto Cury é um médico brasileiro, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor de literatura psiquiátrica.

Foi considerado o autor brasileiro mais lido desta década, pelo jornal "Folha de São Paulo".