quarta-feira, 7 de julho de 2010

"Sou Professora..."


Tive acesso a este texto lindíssimo, mas mesmo desconhendo quem o escreveu, atrevi-me a colocá-lo no meu blog. Assim que tiver a honra de saber os detalhes da autora, serão imediatamente aqui introduzidos. Adoraria ter sido eu a autora, repito, deste texto lindíssimo."

Transcrevo-o, tal como o recebi por correio electrónico:

"Digo ´´sou``porque quem é professora uma vida inteira nunca mais deixa de o ser.


Reconhecer em mulheres e homens que hoje são grandes Médicos, Advogados, Engenheiros, Políticos, Actores, Escritores...... e também no homem simples Mecânico, Padeiro,Taxista,...... aquela menina que chorou no seu primeiro dia de aulas agarrada às saias da mãe, que corria no recreio gritando e rindo, que chorava porque esfolara os joelhos ou o rapaz que errava as contas, que teve dificuldade em aprender o " ch,nh, lh" em distinguir o valor do "ss do ç"......... aquela criança que logo pela manhã corria para me abraçar, que repartia com a colega do lado o seu pão com marmelada......tudo isto e muito mais é algo que jamais se esquece.



Que pena tenho que os actuais professores não possam recordar mais tarde estas maravilhosas emoções que transformavam uma profissão mal paga e até subestimada na maior e mais maravilhosa Escola de Vida.



Que pena a Ministra não ter sido professora para saber quanto é mais importante ganhar tempo a conversar com os alunos, a ajudá-los a ultrapassar os seus medos, as suas incertezas, do que perder tempo a preencher papéis....



No meu Tempo dizia-se:



Onde houver uma CRIANÇA tem que haver uma Escola.



Os tempos mudaram. Os resultados estão à vista. As professoras não são respeitadas.



Ser professor é um castigo para a maior parte dos docentes.



Os alunos detestam a Escola. Os valores foram invertidos (até na fábula da cigarra e da formiga esta é parva e a cigarra uma espertalhona!). E os nossos jovens?!



Se tiverem sorte (?) vão fazer novelas. Os que podem vão para o estrangeiro. E os outros??



Gosto muito de receber mensagens (é sinal que se lembraram de mim), mas são tão impessoais!



E se cada um de acordo com a sua sensibilidade e sem pretenções literárias passasse a fazer os seus comentários?



Um grande abraço para todos.



(estou a ficar velha e piegas)"



Não me canso de ler este texto e tenho de concordar com ele, em absoluto!

É verdade! Aposentei-me...mas,  continuarei a ser professora...!!! É que o "bichinho" não nos larga, ele impõe-se de tal modo, que muitas são as noites que sonho com a escola e com todas as funções que lá exercia! E como vejo nitidamente as caras dos  meninos e meninas das centenas de turmas que tive ao longo de toda a minha carreira...


Sem Professores... o que seria do mundo? Quem formaria os homens e mulheres do futuro?

Enquanto leccionei, senti que estava a ter os melhores anos da minha vida, porque achava que a minha entrega era total! Foi do que mais gostei de fazer na vida! O convívio com os colegas, esse, nunca mais se esquece! São amigos para toda a vida!

Neste momento, aposentada há poucos meses, fazendo o balanço final, reconheço que houve uma inversão nítida de valores nos últimos anos, o que  muito me decepcionou, apesar de ter tido contacto com algumas experiências que muito me enriqueceram, por nunca as ter vivido anteriormente. Decepcionantes...mas enriquecedoras...!!! Desgastantes...mas fazendo-nos sentir realizadas!

De uma coisa tenho eu a certeza: os alunos têm de ser incentivados e voltar a gostar da escola! Para que isso aconteça, há muito a reformular!

                                               
 Bon Courage!














Sem comentários: