sábado, 7 de agosto de 2010

A história de Versailles - II


O Palácio de Versalhes (Le Château de Versailles) situa-se num subúrbio de Paris, na cidade de Versalhes (na altura, uma aldeia rural), e é considerado Património Mundial da Unesco.

O poder do Antigo Regime Francês (1682-1789) estava centrado na Corte de Versalhes, com o rei Louis XIV. Era a época do absolutismo.

                                                   Louis XIV 

Pelo ano de 1660, a conselho dos que dirigiam a França, enquanto Louis XIV era menor, procuraram um lugar que, apesar de não dever ser longe de Paris, o estivesse de agitações ou doenças.

Como Paris se desenvolveu no meio dos distúrbios da guerra civil e querelas entre facções de aristocratas (Fronde), era preciso escolher um local onde o monarca controlasse absolutamente o Governo de França.

Esse local escolhido foi o Pavilhão de Caça de Versailles. Os anos foram passando  e o pavilhão foi expandido de tal modo, que se tornou no maior Palácio do Mundo. Passou a ser o símbolo da Monarquia Absoluta, sustentada por Louis XIV, "O Rei Sol", que o mandou construir em 1664.

O Arquitecto Louis Le Vau tinha sido encarregue de transformar o pavilhão de caça do rei Louis XIII, no mais faustoso palácio da Europa. Por isso, com centenas de trabalhadores construiu um edifício novo, ao lado do outro. Ampliaram-se diversas instalações, que deram origem, mais tarde, ao Pátio Real.

                                               Louis Le Vau

Com a morte do arquitecto Le Vau, foi Jules Hardouin-Mansart, em 1678, que continuou as obras de expansão do palácio: "Foi quem construiu o Laranjal, o Grande Trianon, as alas Norte e Sul do Palácio, a Capela e a Galeria de Espelhos (onde foi ratificado, em 1919, o Tratado de Versalhes). A última, trata-se de uma sala com 73m de comprimento, 12,30m de altura e iluminada por dezessete janelas que têm a sua frente, espelhos que refletem a vista dos jardins".



Em 1837, o castelo deu lugar a um museu de História. O palácio encontra-se rodeado por vastos jardins, canteiros simetricamente desenhados, lindas estátuas, vasos e fontes - um projecto de André Le Nôtre.
                                                André Le Nôtre


 
















"Considerado um dos maiores do mundo, o Palácio de Versalhes possui 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque."
("http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_de_Versalhes)

O Parque é enorme, pelo que, o passeio que se efectua entre os monumentos, faz-se por meio de um trem envidraçado.

Versailles recebe uma média de oito milhões de turistas, por ano.

Para conhecer bem o Palácio de Versailles:

                                        
Site Officiel du Château de Versailles:
                                  
http://www.chateauversailles.fr/homepage





.

Sem comentários: