No meu post anterior, recomendei a leitura de uma obra que é, sem dúvida, indispensável a todos os falantes de língua portuguesa, essencialmente para quem a ensina.
Maria do Carmo Vieira destaca o facto de se ter posto em prática no Ensino do Português uma determinada pedagogia, com a aplicação de teorias como se estas fossem inovadoras, mas que, afinal, vieram a revelar-se "ultrapassadas".
A referida pedagogia teve início oficialmente em 2003, mas as repercussões nefastas nos currículos escolares acabaram por se fazer sentir, uma vez que se substituiu a exigência, pelo facilitismo, tendo a disciplina de língua portuguesa sido "uma das maiores vítimas" dessa mudança.
A não perder a leitura desta obra, que foca os grandes problemas no ensino em Portugal, essencialmente o da Língua Portuguesa. Apela a uma "reflexão séria e abrangente, implicando não só professores, mas toda a sociedade...(...)"
No Índice da obra, constam os seguintes capítulos:
Prefácio
I - Nova Concepção de Escola e Novo Perfil do Professor
II - Gramática e Terminologia Linguística
III - Ensino Secundário
IV - Ensino Básico - 3º Ciclo
V - Ensino Básico - 1º e 2º ciclos
VI - "Iniciativa Novas Oportunidades"
VII - Revisão dos Programas do Ensino Básico
Epílogo"
Boas Reflexões!
Sem comentários:
Enviar um comentário