terça-feira, 29 de março de 2011

Dúvidas em português






http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=26495

"[Pergunta
Resposta]

São Martinho de Anta (Vila Real, Portugal)
[Pergunta] São Martinho de Anta, ou São Martinho de Antas?
Muito frequentemente surge designada como São Martinho de Antas, mas o decreto que elevou a povoação a vila afirma expressamente que o nome da povoação deve ser escrito no singular, e não no plural.
Fonte: Wikipédia > São Martinho de Anta
Será que Miguel Torga (e os seus conterrâneos) se importaria com as duas variantes?
Obrigado pelo esclarecimento.

Luís Graça :: Professor do ensino superior :: Lisboa, Portugal

[Resposta] Pouco posso acrescentar ao que se diz no mencionado artigo da Wikipédia, a não ser que noutro sítio da Internet se afirma que «[...] o povo comum e mesmo os intelectuais, quando falam ou escrevem, utilizam quase sempre a designação no singular, isto é, São Martinho de Anta».
Creio haver há já bastante tempo hesitação entre o singular Anta e o plural Antas, até a Lei n.º 64/99 de 30 de Junho, ao elevar a localidade à categoria de vila, ter acabado por fixar o singular Anta na forma completa do topónimo.
Para dar conta desta indecisão entre Anta e Antas, passo a enumerar as formas encontradas em dois dicionários corográficos e duas enciclopédias (mantenho a ortografia original, apesar de desactualizada em alguns casos):
1 — F. A. de Mattos, Diccionario Chorografico de Portugal, Lisboa, 1889: «São Martinho d´Anta» (singular).
2 — Dicionario Chorografico de Portugal, Porto, Livraria Portuense, 1903: «São Martinho d´Anta» (singular).
3 — Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira: No artigo correspondente, regista-se «São Martinho de Antas», mas a dada altura diz-se que existe o lugar de «S. Martinho de Anta», «a certa distância do de Antas». Mais adiante, no mesmo artigo, escreve-se: «Em várias obras esta freg[uesia] aparece registada com a forma S. Martinho de Anta, mas o Censo da População (1940) regista S. Martinho de Antas.»
4 — Enciclopédia Verbo Luso-Brasileira: ocorre «São Martinho de Antas».
O hesitante artigo da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira sugere, como se vê, que a própria Administração também não tem sabido bem lidar com o topónimo: no Censo da População de 1940 ter-se-á escrito «Antas», para quase sessenta anos depois se usar «Anta». Mas, entre as obras consultadas, as duas mais antigas escrevem «d´Anta», ou seja, «de Anta». Deste modo, se é verdade que «o povo e mesmo os intelectuais» preferem o singular, e a Lei n.º 64 consagrou esse uso, ao que parece sem contestação, então que seja S. Martinho de Anta a forma a adoptar pelo topónimo.

Carlos Rocha :: 27/05/2009"

Sem comentários: