segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O significado da expressão "paciência evangélica"...

imagem encontrada em: umjeitomanso.blogspot.com
Há dias, António Costa, já muito desesperado no meio de um dos debates televisivos que travou com o seu adversário António José Seguro, disse:
«Não falseies de novo a verdade, as pessoas vão ver ao YouTube o que eu disse. Só te desqualificas dizendo isso. Eu tenho-te ouvido com uma evangélica paciência, agradecia que tenhas igualmente paciência para me ouvir» 
in: http://www.tvi24.iol.pt/politica/(o destacado a negrito é meu). 

Ora bem, escolhi esta transcrição para explicar a expressão "evangélica paciência": 

Mafalda Lopes da Costa, hoje, no programa "Lugares Comuns" da Antena 1, referiu que "paciência evangélica" remete para alguém que enfrenta as dificuldades com grande calma, tranquilidade e resignação...

Também remeteu para a "paciência de Job" que nos conduz à Bíblia, ao Antigo Testamento, ao "Livro de Job" (este, perdeu todas as posses e submeteu-se "com paciência e resignação" à vontade do Senhor)...

Apresentou ainda, uma outra interpretação bem interessante: a referida expressão pode sugerir uma "paciência beneditina", pois os grandes copistas da Idade Média tinham de copiar e iluminar os evangelhos, o que, como se compreende, exigia deles "grande paciência"...

E eu agora peço: "Que Deus nos dote de "paciência evangélica" para aturar estes nossos políticos"...

Sem comentários: