segunda-feira, 17 de abril de 2017

Páscoa 2017 em família

in: osmais.com
No dia 16 de abril, Domingo de Páscoa, pus-me à janela com os meus dois netos para ver sair da Igreja da nossa freguesia os acólitos que fazem a visita pascal às casas dos residentes da zona.

Assim que passaram em frente à nossa casa, solicitei da janela a visita do Compasso Pascal, ao que me responderam, solicitamente,  que a fariam logo de seguida.

Segundos depois, o Compasso batia à nossa porta. Este era constituído por três acólitos (um senhor e duas senhoras com "vestes" semelhantes aos paramentos dos sacerdotes), o senhor trazendo um crucifixo grande nas suas mãos, uma das senhoras a água benta, e a outra um pequeno "cofre" para os donativos com que as pessoas gostam de contribuir. 

Logo à entrada deram-nos uma pequena brochura dobrada em duas pequenas folhas, com  um pequeno título "Páscoa 2017" e proclamaram: 

"O Senhor ressuscitou
Aleluia, Aleluia!

Paz a esta casa
e aos que nela habitam
Aleluia, Aleluia!

Fazei tudo o que Ele vos 
disser.
Ide e anunciai a Boa Nova!
Aleluia, Aleluia!

Beijámos o crucifixo, reunimos a nossa família (os dois avós e os dois netos) e depois de um pequeno diálogo com as crianças, passámos todos para a sala de estar e lemos então em conjunto o conteúdo da pequena brochura:

"Em Caná começaram os sinais,
a mão do homem tocada p'la de Deus:
Jesus estava presente com os seus
em alegre convívio de esponsais.
Faltou o vinho, disse a mãe sem se deter:
fazei tudo o que Ele vos disser!

Com os discípulos à mesa se sentou
Uma toalha cingida na cintura:
o criador lava os pés à criatura, 
o Senhor sobre o servo se dobrou.
A noite desceu, na alma a irromper:
fazei tudo o que Ele vos disser!

Pelo cruel juiz foi entregue à morte
mas a semente da terra germinou no céu
e ao terceiro dia do túmulo se ergueu:
a Sua vitória mudou a nossa sorte.
Ide a todo o mundo onde gente houver:
e fazei tudo o que Ele vos disser!"

Por fim, chegou a altura da despedida. O Compasso tinha de prosseguir com as suas visitas, pois ainda tinham muito caminho a percorrer e muitas casas para visitar, para depois poderem recolher às suas casas, para confraternizarem com os seus.

Também nós estávamos à espera do resto da nossa família para o Almoço de Páscoa: por isso, apressei-me a ir para a cozinha e acabar de assar as batatas com o cordeirinho e fazer o arroz de forno! E enfeitar a mesa com folar de carnes, ovos de chocolate e pão-de-ló de Ovar!

Foi uma Excelente Páscoa!

image in: ovarnews.pt


Sem comentários: