domingo, 10 de junho de 2018

10 de junho 2018 em Portugal

in: postais.net
Segundo o calendarr.com "No dia 10 de junho celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor d´Os Lusíadas, a maior obra épica de Portugal.
Do programa do Dia de Portugal fazem parte muitas atividades, como desfiles, demonstrações militares, e entregas de medalhas de mérito, por exemplo.
Este é considerado tambémo dia da Língua Portuguesa e do cidadão nacional.

História do Dia de Portugal

Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, o dia 10 de junho era celebrado como o "Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses".
Após a revolução do 25 de abril de 1974, que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, a celebração do dia passou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas.
Neste dia o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorrem em cidades diferentes todos os anos. Anualmente são distinguidas novas individualidades pelo seu trabalho em nome da nação."
"Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2018
As Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas têm lugar este ano em Ponta Delgada, na Região Autónoma dos Açores, e em Boston e Providence, nos Estados Unidos da América (EUA), país onde cerca de um milhão e meio de pessoas se identificam como tendo origem portuguesa, muitas das quais açoriana.
As Comemorações, cuja Comissão Organizadora é este ano presidida pelo Professor Doutor Onésimo Teotónio Almeida, têm início no dia 9 de junho, nas Portas da Cidade de Ponta Delgada, com a Cerimónia do Içar da Bandeira Nacional. Segue-se uma visita às Atividades Militares Complementares, após a qual, nos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, entrega a Chave de Honra do Município ao Chefe de Estado.
Ao final da tarde, no Palácio de Sant’Ana, decorre a apresentação de cumprimentos do Corpo Diplomático ao Presidente da República, a que se segue uma receção oferecida pelo Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro. O primeiro dia das Comemorações termina com um concerto na Igreja de São José e um espetáculo de fogo de artifício na Av. Infante D. Henrique.
O programa de dia 10 começa no Campo de São Francisco, com a Cerimónia Militar Comemorativa do Dia de Portugal, na qual participam mais de mil militares dos 3 ramos das Forças Armadas. Após a Cerimónia Militar, o Presidente da República, acompanhado pelo Primeiro-ministro, António Costa, parte para os EUA, onde ao fim da tarde decorre a Cerimónia do Içar da Bandeira Nacional na Praça Municipal (“City Hall”) de Boston. Aqui terão lugar várias iniciativas promovidas por associações da Comunidade Portuguesa e Luso-descendente do Estado de Massachusetts, designadamente o “Boston Portuguese Festival”. Ainda no mesmo dia, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa assistirá ao espetáculo de luzes e fogo no rio da baixa de Providence, organizado pela Comunidade Portuguesa. Trata-se de um marco das celebrações de Portugal no Estado de Rhode Island.
Na manhã do dia seguinte terá lugar no Parlamento Estadual de Boston (“State House”) uma Sessão Solene dedicada a Portugal (“Heritage Day of Portugal”), a que se seguirá uma receção no NRP Sagres, atracado no porto de Boston. Posteriormente, antes do seu regresso a Lisboa, o Chefe de Estado visitará o Museu da Baleia de New Bedford.
Esta presença inédita do Presidente da República nas Comemorações do 10 de Junho nos Estados Unidos da América coincide com a primeira edição do “Mês de Portugal nos EUA”, que conjuga várias iniciativas em diferentes regiões norte-americanas, com o intuito de aprofundar as relações bilaterais e aumentar a visibilidade do nosso País."
in: www.presidencia.pt

Sem comentários: