quinta-feira, 21 de junho de 2018

21 de junho, Dia Humanista Mundial!

in. calendarr.com
O Dia Humanista Mundial celebra-se a 21 de junho.
É uma efeméride comemorada anualmente pelos humanistas espalhados pelo mundo, por altura do solstício de verão no hemisfério norte, que tradicionalmente acontece a 21 de junho.
O objetivo deste Dia Mundial Humanista é fazer do mundo um melhor local, por encontrar meios que permitam a mudança. Aumentar o conhecimento do público de métodos científicos e celebrar os valores do Humanismo são outras finalidades desta data.
Criado nos anos de 1980, pela Associação Humanista Americana, esta é uma data para o livre pensamento, que é celebrada de diferentes formas de país para país e de local para local.
Enquanto alguns grupos humanistas privilegiam os encontros e as atividades informais como piqueniques e festas, outros preferem as conferências de reflexão ou o ativismo.

O que é o Humanismo?

Segundo a Declaração Mínima da União Internacional Ética e Humanista, o Humanismo é "uma filosofia de vida democrática e ética, que afirma que os seres humanos têm o direito e a responsabilidade de dar significado e forma às suas próprias vidas. O Humanismo defende a construção de uma sociedade mais humana através da ética baseada em valores humanos e outros valores naturais no espírito da razão e da livre investigação por meio das capacidades humanas. Ele não é teísta, e não aceita visões sobrenaturais da realidade."

Sem comentários: