terça-feira, 18 de junho de 2019

Quadras para as Festas dos Santos Populares


in http://myguide.iol.pt/profiles/blogs


Bate à porta, São João 
A pedir para entrar
A nossa turma dá-lhe a mão
Abre-lhe os braços, deixa-o ficar.

São João entra devagarinho
Cumprimenta toda a gente
Dá um abraço e um beijinho
E fica-se muito contente.

Traz com ele o manjerico
Planta da nossa tradição
Amizade, bem tão rico
É o mote da nossa união.

Com ele vêm também 
Os outros Santos Populares
Para marcarem tão bem:
- Amizade, é para durares! 

(declamado por Olga Mendes)



Santo António, Santo António


Ó meu Santo milagreiro

Arranja uma moça bonita

Para um rapaz solteiro.


Ó meu rico Santo António 

Ao colo tens o Menino 

Põe-me a mim no outro braço 

Que ainda sou pequenino... 


Santo António de Lisboa 

Guardador dos olivais 

Guardai a minha azeitona 

Do biquinho dos pardais. 


Ó meu rico Santo António,

és um santo popular, 

na tua festa não falta 

sardinha para assar. 


Ó Santo António de Lisboa 

Tu que tens fama de casamenteiro 

Se o casamento fosse coisa boa 

Tu próprio não ficavas solteiro! 


No dia de Santo António 

Há muitos divertimentos 

Os namorados fazem quadras 

P'ra mostrar os seus sentimentos. 


Santo António é tão santo 

Que livrou seu pai da morte 

Bem podia Santo António 

Dar-me uma bonita sorte. 


Santo António, Santo António 

Que tens tu de especial? 

Só sei que na tua festa 

Há alegria no arraial. 


Meu rico Santo António 

Santinho do meu coração 

Dá-me riqueza e saúde 

Muita paz e muito pão. 


(in: https://crescercomemrc.blogspot.com)

Sem comentários: