terça-feira, 24 de setembro de 2019

Presságio: a coruja, símbolo da sabedoria...

in: astrocentro.com.br

O que aqui vou transcrever é simplesmente um presságio, um dos muitos que escutamos à nossa volta, desde pequenos. Costumamos ouvir dizer que transmitem sinais que podem indicar algo de bom ou algo de mau... Como se costuma dizer em relação a estas coisas: "vale o que vale"! 

O presságio vem do latim, praesagiu, que significa conhecimento antecipado e 

"é um facto, um sinal ou indício pelo qual se pressente ou se adivinha o futuro. É o mesmo que agouro, pressentimento, previsão, prognóstico. Na concepção geral, entende-se por presságio qualquer tipo de afirmação e acontecimento capaz de fazer prever um infortúnio ou fatalidade inevitável, é sempre indício de algo que está para acontecer. Certamente já ouviu falar dos antigos áugures, famosos entre os antigos romanos. Eram os sacerdotes que faziam presságios ou augúrios, isto é, prognósticos favoráveis ou desfavoráveis, a partir da observação ou do canto das aves. O piar da coruja era mau agouro, o do corvo, podia significar prosperidade e sabedoria, mas também má sorte, e o do mocho, a que se refere Bocage, era indício de desgraça.   (...) ...  ... (...) ....
CORUJA
Símbolo da sabedoria e da intuição. Caso veja uma coruja, o aviso é de que anda de olhos fechados! Toca a abri-los e a reparar bem no que se passa à sua volta. Deverá passar a andar mais atento e dê um pouco mais de importância à intuição. Difícil? Pois tente ouvir mais o seu coração. Hoje ouviu o piar de uma coruja (mochos também valem)? Hum...é mau prenúncio. Risco iminente de perder um negócio, ou de perder outra coisa qualquer... Também pode ser sinal de traição..." 

Referência: Livro das Pragas, agouros, rezas, superstições e outros esconjuros, Guerra e Paz Editores 2019)

Sem comentários: