sexta-feira, 26 de março de 2021

Meditações sobre o amor, a vida e a felicidade

in pinterest.pt


Apreciar a nossa própria companhia

A única maneira de justificar os nossos dias é amando e trabalhando com o melhor que existe dentro de nós. Devemos usar o coração e olhar o mundo com os mesmos olhos por onde as lágrimas jorram de alegria ou de tristeza.

Eu conheço poetas que nunca se revelam por completo, porque têm medo de serem reconhecidos e depois acabam sozinhos; eles não gostam de estar sozinhos, porque não conseguem apreciar a sua própria companhia. Paradoxalmente, essa solidão é algo que assusta e atrai os homens. 

Eu, por exemplo, adoro estar só. Quando estou rodeado de gente e mesmo assim consigo apreciar a minha própria solidão, sou capaz de amar todos os que estão à minha volta com muito mais desprendimento. 

Mas, à medida que essas pessoas exigem que eu abandone a minha solidão interior - para que elas mesmas não se sintam sozinhas - então a magia desse amor desaparece. (In Carta a Mary Haskell)

(Kahlil Gibran, Meditações sobre o amor, a vida e a felicidade)

Sem comentários: