Do latim, amare, amor.
Na língua portuguesa, a palavra amor permaneceu com a mesma grafia do latim: amor.
Originalmente, o termo latino amor era utilizado para designar o sentimento de “gostar de algo ou alguém”, sentir afeição, desejo ou preocupação.
Alguns autores afirmam que a possível origem para a palavra latina amor é uma base Indo-Europeia (AM), que ajuda a formar várias palavras do latim, normalmente palavras ligadas a crianças ou ao cuidado com crianças.
É o caso da palavra amita, que quer dizer "tia" e da palavra mater, que quer dizer "mãe". Outros estudiosos referem que a na raiz do verbo que designa amor em latim está impressa a ideia de plantar, semear. A união íntima entre um homem uma mulher simbolizaria isso, por exemplo.
Atualmente, a palavra “amor” possui diversas acepções, desde a ideia de adoração e devoção, até a atração baseada na atração sexual. A expressão “fazer amor”, por exemplo, pode ser considerada como um eufemismo para o sexo.
FONTE:
https://www.dicionarioetimologico.com.br
Outra explicação:
...(...)...'donde vem a palavra «amor»? Para não variar, vem do latim «amor»…
Ora, já sabemos que o latim não apareceu do nada — esta palavrinha muito importante veio do proto-indo-europeu, em concreto da forma «*amma», que quereria dizer «mãe» (ou «tia») em linguagem de criança. Ou melhor, esta é uma das teorias. Não há certezas — mas, se for verdade, significa que a palavra «amor» terá vindo da relação entre mãe e filho.
FONTE:
Ciberdúvidas da Língua Portuguesa,
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt [consultado em 04-11-2021]
Sem comentários:
Enviar um comentário