imagem obtida in mundoportugues.pt |
O que nos diz sobre o 1º de dezembro o Sumário de História de Portugal, de Tomás de Barros?
Sim, o que podemos ler nesse livrinho tão antigo por onde estudámos História na nossa instrução primária? Refiro-me obviamente aos que a estudaram nos anos 50/60...
Passo a transcrever:
"Revolução de 1640
A Pátria já não podia suportar mais afrontas; a situação tornara-se insuportável. Mas chegava o momento ajustado. Ao amanhecer o dia 1º de Dezembro de 1640, quarenta fidalgos chefiados pelo Dr João Pinto Ribeiro, lançaram-se na redentora aventura: penetraram no paço da Ribeira onde vivia a vice-rainha, Duquesa de Mântua, e mataram o seu secretário - português traidor - Miguel de Vasconcelos. Ali mesmo proclamaram rei de Portugal D. João, 8º Duque de Bragança, com o nome de D. João IV. Estava ganha a revolução. Portugal tinha sacudido a dominação espanhola, que durara 60 anos, e restaurado a sua independência. Assim começou a 4ª dinastia, chamada de Bragança ou Brigantina.
Observação - os 40 fidalgos planearam a revolução de 1640 no palácio de Dom Antão de Almada, onde se reuniram, apoiados pelo Duque de Bragança. Além do Dr. João Pinto Ribeiro e de D. Antão de Almada, merecem referência mais os seguintes conjurados: Dr. Sanches de Baena, D. Miguel de Almeida, Pinto de Mendonça, P.e Nicolau da Maia, D. Pelo de Meneses, D. Carlota de Noronha, etc. Conta-se que D. Luísa de Gusmão, esposa do Duque de Bragança, quando este lhe contou o plano da revolução, aplaudiu-o, acrescentando: "Vale mais viver reinando do que acabar servindo".
ANOTAÇÕES
Portugueses Ilustres
No decurso deste período são dignos, também, de especial referência:
Reinado de Filipe I
- Paulo Dias de Novais, conquistador de Angola e fundador da cidade de São Paulo de Luanda.
Reinado de Filipe II
- André de Mendonça, heróico defensor das Molucas.
- Manuel Godinho Herédia, notável cosmógrafo e descobridor da Austrália.
- Manuel de Sousa Coutinho (frei Luís de Sousa), insigne homem de letras.
Reinado de Filipe III
Manuel de Faria e Sousa, fecundo escritor.
...(...)... (...)...
Quanto tempo durou a dominação Filipina?
Durou 60anos, de tristes recordações.
FONTE: Sumário de História de Portugal, de Tomás de Barros (Com narrativa dos factos principais, iconografia dos Chefes de Estado, recapitulação em questionário e variados exercícios para a 4ª CLASSE do ensino Primário e Admissão aos Liceus. 24ª Edição - Editora Educação Nacional de Adolfo Machado - Rua do Almada, 125 - Porto)
Sem comentários:
Enviar um comentário