Imagem: world water day |
Dia Mundial da Água 2023
O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente no dia 22 de março com o objetivo de chamar a atenção para a importância da água doce e defender uma utilização e controlo sustentáveis dos recursos de água potável.
O dia 22 de março foi proclamado como o Dia Mundial da Água através da Resolução 47/193 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 22 de dezembro de 1992.
Pretende-se que através da dinamização de diversas atividades, alerte para importância deste recurso natural e se implementem estratégias de preservação e restauração ambiental que protejam o ciclo da água e melhorem a qualidade de vida da população.
Em 2023 o tema é: Acelerar a mudança para resolver a crise de água e saneamento.
A este propósito existe, também, uma campanha global chamada "Be the change", que incentiva as pessoas a agirem em suas vidas para mudar a forma como utilizam, consomem e gerem a água. Estas promessas de indivíduos e comunidades contribuirão para a «Agenda de Ação pela Água» juntamente com compromissos maiores de governos, empresas, organizações, instituições.
Entre os dias 22 e 24 de março irá realizar-se na sede da Assembleia Geral da ONU a Conferência da Água da ONU 2023. Será o primeiro evento deste género organizado em quase 50 anos. O documento final da Conferência servirá de guião para procedimentos futuros. Estes procedimentos, em conjunto com os desafios lançados no âmbito da campanha Be the change, contribuirão para a construção da Agenda de Ação pela Água.
A APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas promove a ação
H2Off - Hora de fechar a torneira.
Esta iniciativa pretende estimular a reflexão sobre o uso que se faz da água, consciencializando para que o consumo deste recurso seja mais eficiente e equilibrado.
O desafio consiste em fechar a torneira por uma hora, sem qualquer consumo de água, entre as 22h00 e as 23h00 do dia 22 de março, num gesto deliberado e consciente.
FONTE: https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-da-agua
Sem comentários:
Enviar um comentário