sábado, 1 de abril de 2023

Ismaelita ou Ismailita?

Património nacional: Centro Ismaelita de Lisboa
imagem em https://rgpsousa.blogspot.com/2012/03/centro-ismaelita-de-lisboa.html


Portugal ficou em choque com os crimes ocorridos em 28 de março no Centro Ismaili de Lisboa. Na rubrica O Afeganistão de A a Z fica disponível uma nota sobre o autor de tais atos, mas cabe igualmente comentar o nome da comunidade afetada pela tragédia. 

Pergunta-se: como se diz e escreve, ismaelitas ou ismailitas? Não há resposta óbvia. Começando por ismaelita, depressa se revela a sua ambiguidade: aparece como sinónimo de árabe e até, mais impropriamente, de muçulmano; além disso, tem registos como o mesmo que ismaeliano, com o significado de «seguidor do ismaelismo [ramo do Islão xiita]»1 (ver Dicionário Priberam e Infopédia). Contudo, outras fontes, como o Dicionário Houaiss, apresentam, além de ismaeliano, vocábulos de escasso uso, pelo menos, em Portugal: por um lado, associados a ismaelismo, os termos ismaelista e ismaelianista, pressupondo a forma onomástica Ismael, do hebraico Ishma'el («Deus escutará»); por outro, existem variantes – ismailianismo, ismailista, ismailianista –, que partem de Isma'il, variante árabe do referido antropónimo, cujo aportuguesamento é Ismail (cf. José Pedro Machado, Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa). Sucede que na comunicação mediática também se leu e ouviu a forma ismailita, que está bem construída, já foi abordada no Ciberdúvidas e oferece uma boa alternativa à ambiguidade de ismaelita, a qual, não obstante, é sinónimo correto. E que dizer de ismaili, solução adotada pela própria comunidade em causa e que parece encontrar grafia mais adequada em "ismaíli"? O tema fica por esclarecer cabalmente, à espera que se saliente uma das opções em concorrência ou que intervenham entidades com verdadeiro poder de decisão em casos como este.

1 De acordo com os relatos bíblicos, chamava-se Ismael o filho de Abraão e de Agar, que, segundo a crença, será o antepassado dos Árabes. Quanto ao ismaelismo, é «ramo do xiismo, constituído no século VIII, cuja doutrina se fundamenta numa interpretação alegórica do Alcorão, destinada a exaltar o imanado, sendo a única comunidade muçulmana liderada por um imã vivo» (Infopédia).

Cf. «Como diz Aga Khan: somos, primeiro, filhos da nossa pátria e depois vem a pertença religiosa»

FONTE: in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/ [consultado em 01-04-2023]

Sem comentários: