terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Hoje, 13 de fevereiro, comemora-se O DIA MUNDIAL DA RÁDIO

Celebra-se hoje o Dia Mundial da Rádio – Rádio Lumena
https://radiolumena.com


Dia Mundial da Rádio: Será que os portugueses ainda ouvem rádio?
https://pplware.sapo.pt/informacao/


Em uma era marcada pela velocidade vertiginosa das inovações tecnológicas e pela rápida obsolescência de uma plataforma nova e brilhante após a outra, o rádio está iniciando seu segundo século de existência como um dos meios de comunicação mais confiáveis e amplamente utilizados no mundo. 

Proclamado em 2011 pelos Estados-membros da UNESCO e adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012 como um Dia Internacional da ONU, 13 de fevereiro tornou-se o Dia Mundial do Rádio (DMR). O rádio, como tecnologia, ciência, meio de comunicação e sistema de programação de elementos de áudio, tem raízes que remontam aos anos 1800... Portanto, pode-se dizer com segurança que o meio já está em seu segundo século.

O tema do Dia Mundial do Rádio 2024 ilumina o passado notável, o presente relevante e a promessa de um futuro dinâmico do rádio.

Proclamado em 2011 pelos Estados-membros da UNESCO e aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012 como Dia Internacional, o dia 13 de fevereiro se tornou o Dia Mundial do Rádio (World Radio Day – WRD).

O rádio é um meio poderoso para celebrar a humanidade em toda a sua diversidade e constitui uma plataforma para o discurso democrático. No âmbito global, o rádio continua sendo o meio de comunicação mais consumido. Essa capacidade única de alcançar o público mais amplo significa que o rádio é capaz de moldar a experiência de diversidade de uma sociedade, assim como de ser uma arena para que todas as vozes se manifestem, sejam representadas e ouvidas. As estações de rádio devem servir a diversas comunidades e oferecer uma ampla gama de programas, pontos de vista e conteúdos, além de refletir a diversidade dos públicos em suas organizações e operações.

O rádio continua sendo um dos meios de comunicação mais confiáveis e mais utilizados no mundo, segundo diferentes relatórios internacionais.

Qual foi a ideia original por trás do Dia Mundial do Rádio?

O Dia Mundial da Rádio foi proclamado pela 36ª sessãoda Conferência Geral da UNESCO, em 2011, e aprovado pela 67ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2012. A data reservada foi 13 de fevereiro, data do aniversário da criação da Rádio das Nações Unidas, em 1946.

O Dia Mundial da Rádio é o resultado de um extenso processo de consulta que envolve todas as partes interessadas: associações de radiodifusão; rádios públicas, comerciais, comunitárias e internacionais; instituições, agências, programas e fundos das Nações Unidas; ONGs; universidades; fundações e agências bilaterais de desenvolvimento, bem como Comissões Nacionais da UNESCO e Delegações Permanentes que representam os seus Estados-membros – relativamente a uma proposta apresentada pela Academia Espanhola de Rádio.

Qual é o objetivo do Dia Mundial do Rádio?

O Dia Mundial do Rádio é uma oportunidade para celebrar o rádio como um meio de comunicação. É uma chance de promover a cooperação internacional entre emissoras de rádio, incentivar as principais redes e estações de rádio locais a promover o acesso à informação e à liberdade de expressão.

O Dia Mundial do Rádio tem vários objetivos: conscientizar o público em geral e a mídia sobre o valor do serviço público de áudio; incentivar os tomadores de decisão a promover o rádio livre, independente e pluralista e fortalecer a rede e a cooperação internacional entre as emissoras.

Que ações estão previstas?

Qualquer pessoa no mundo que deseje comemorar o Dia Mundial do Rádio pode transmitir programas de rádio ou áudios dedicados, ou realizar eventos. A UNESCO coordena a comemoração mundial, reunindo organizações internacionais e regionais de radiodifusão para escolher o tema do ano, reunindo redes de rádio privadas, públicas e sem fins lucrativos e profissionais em torno do tema do ano, oferecendo conteúdo livre de direitos autorais que pode ser compartilhado ou transmitido, além de fazer uso generalizado da mídia social e de um site dedicado para a participação virtual das estações de rádio.

O que diferencia o rádio como mídia?

O rádio é um meio de comunicação de baixo custo, não apenas adequado para comunidades e grupos da sociedade com difícil acesso, mas também extremamente apreciado por ouvintes de todo o mundo para ouvir no carro, para obter atualizações meteorológicas ou esportivas em tempo real, para fazer companhia até tarde da noite e muito mais. O rádio dá a todos, independentemente do nível de instrução, a chance de participar. Além disso, o rádio também é essencial em situações de emergência para o acesso a informações confiáveis, mesmo nos dias de hoje, já que os desastres podem atingir a infraestrutura ou a eletricidade e, assim, interromper outros sistemas de comunicação, como o fornecimento de Internet. Os serviços de rádio evoluíram e, atualmente, estão se transformando com o uso de tecnologias digitais, por exemplo, tornando-se Rádio Visual ou multiplataforma, e oferecem seus programas como podcasts ou criam séries de áudio, dando aos ouvintes maior liberdade na escolha do horário e do dispositivo para ouvir.

REFERÊNCIA: unesco.org

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