imagem in lisboadeantigamente.blogspot.com |
Li este artigo no boletim informativo 228 - 2º trimestre 2023 da ASSP - Associação de Solidariedade Social de Professores - , e partilho-o para conhecimento de como era a escola, no geral, no nosso Portugal mais antigo.
Vou tentar ser sucinta, resumindo-o aos pontos essenciais.
Haverá algumas surpresas! Pois, tudo era muito diferente, eram outros tempos!
O Primeiro liceu feminino em Portugal (da Delegação de Lisboa)
Maria Amália Vaz de Carvalho, era poetisa, ativista feminina (fim do século XIX), também escrevia em prosa e foi a primeira mulher a ingressar na Academia das Ciências de Lisboa.
Escreveu: A mulher é um poder, é preciso aproveitá-la na obra comum da civilização.
Ora, o 1º liceu feminino chamou-se Liceu Maria Pia, decretado pelo rei D. Carlos 1º, no ano de 1885, em Alfama. Tudo isto acaba por se interligar com Maria Amália Vaz de Carvalho, porque em 1993, houve uma luta por melhores instalações, porque era muito pequeno, e o liceu acabou por ser transferido para o edifício que ainda é o atual e cuja morada é na rua Rodrigo da Fonseca. Passou a chamar-se Liceu feminino Maria Amália Vaz de Carvalho, em homenagem a esta ativista, sendo classificado como monumento de interesse público em 2020,
Depois do 25 de abril, os liceus começaram a ter turmas mistas e a chamar-se de Escolas Secundárias...
Mas... "a ESMAVC continua a manter orgulhosamente na fachada e na calçada portuguesa que dá acesso às escadas de entrada, o nome: Liceu Feminino Maria Amália Vaz de Carvalho".
in b.i. 228 - ASSP da Delegação de Lisboa:
"Estórias que a História tece", página 12
Sem comentários:
Enviar um comentário