quarta-feira, 24 de julho de 2024

Pragas, superstições, e outros esconjuros - um mundo cheio de enigmas! Uma boa sugestão de leitura em férias

Livro das Pragas, Agouros, Rezas, Superstições e Outros Esconjuros
imagem obtida in Bertrand Livreiros


Consultando livros de especialistas nestes temas, como este "Livro das pragas, agouros, rezas, superstições e outros esconjuros", da Guerra e Paz, Livros CMTV, deixo aqui esta referência como incentivo a uma boa sugestão de leitura para as férias de verão.

"Praga" vem do latim <plaga-> que significa "calamidade". É lançar uma maldição sobre alguém. Em Portugal, as pragas algarvias,  são conhecidas como as mais famosas. 

Transcrevo uma praga do livro acima referido, da autoria de Guerra e Paz, Editores:

"Oh, maldeçoade!

Havias de apanhar uma depressom

tã grande ou tã pequena, 

que se nã compres este livro

vais ganhar uma micose tal

que só te c'rasses

com ossos de menhoca".

As dicas que se podem dar para que se perceba bem esta praga transcrita é: "c'rasses" - é como dizer"curasses" - e "ossos de menhoca" - são exatamente aquilo que interpretamos ao lê-la: são "ossos de minhoca".

Já os agouros ou presságios conjeturam-se sobre o futuro, é porque algo irá acontecer!

Podemos ler, a seguir, que, quando se trata de temas relacionados com pragas, maldições e superstições, umas rezas e benzeduras podem ser muito úteis. Ah, pois é! Porque a malta precisa de se proteger contra estes maus-olhados, imprecações ou difamações. É que o perigo está à espreita. Smos gente prevenida e não gostamos de ver ninguém de mal com a vida. Apresentamos, por isso, algumas fórmulas para o seu bem-estar e alegria. "Ah raisparta, o espelho partiu? Maldito espelho! Sete anos de azar agora!" 

Neste caso, o que devemos fazer? Depende, um pouco se a pessoa que lê estas frases, é supersticiosa ou se já lhe aconteceu algo semelhante! Poderá reagir e dizer "oh, que grande disparate!" 

A verdade é que, mesmo não se sendo supersticioso, a pessoa fica um pouco intrigada e "falando com os seus botões", acaba por se interrogar a si própria: "o que é que foi isto"?

O livro apresenta vários exemplos, todos interessantes, por isso, aconselho a sua leitura.

No que diz respeito à palavra "superstição" , esta vem do latim "superstitio",  que significa "profecia ou medo excessivo dos deuses"! É caracterizada, "segundo o dicionário, por uma crença destituída de fundamentos racionais relativa às consequências benéficas ou nefastas de certos atos, acontecimentos, encontros, coincidências temporais." Não nos esqueçamos que é de caráter irracional...as superstições reportam-se, geralmente, á suposição que fazemos que existe uma força sobrenatural, talvez um medo do desconhecido.

E, para terminar, um exemplo de uma superstição: "abelha":"se uma abela nos entrar em casa, é sinal de que em breve teremos visitas, boas ou más. Se uma abelha voar à volta de uma criança adormecida, significa que ela terá uma vida feliz. O que é sempre de desejar".

Vamos lá ler est maravilhosa obra, que tanto nos ensina e nos preenche a mente nas horas de um bom descanso, como são as férias!

Sem comentários: