"Patinho Feio " é uma expressão que se utiliza para indicar pessoas que, sendo mal julgadas de início, acabam por mais tarde, se revelar superiores àquelas que pareciam ser-lhes, física ou intelectualmente.
Esta expressão tem origem no conto infantil "O Patinho Feio", de Hans Christian Andersen, romancista e poeta dinamarquês (1805-1875), autor de contos encantadores, cheios de imaginação: era uma vez... uma pata que chocou um ovo de cisne no meio dos da sua ninhada, estranhando o facto de uma das crias nascer diferente das outras.
Os irmãos rejeitavam o "patinho", achavam-no feio, cinzento, desengonçado...
Aguentou o frio do Inverno. Quando chegou a estação da Primavera, o "patinho" foi reunir-se a um majestoso bando de cisnes.
Cansado, fugiu do ninho. Conheceu vários lugares, mas foi sempre mal recebido...
Aguentou o frio do Inverno. Quando chegou a estação da Primavera, o "patinho" foi reunir-se a um majestoso bando de cisnes.
A verdade é que, ao crescer, tornou-se o mais belo de todos: era, nem mais nem menos, do que um lindo cisne, muito sereno, a deslizar no lago...
As pessoas que nascem com grande aptidão, virtude ou talento, por muito pouco compreendidas ou maltratadas que sejam, vêm a sair vencedoras de todos os contratempos por que passam.
Sem comentários:
Enviar um comentário