É motivo de grande regozijo para todos os amantes do JL e para a Cultura Portuguesa em geral, o facto de este ter comemorado a 3 de Março último, 30 anos de existência. Parabéns!
A 24 de Março de 2010, numa entrevista que Ana Machado do Jornal Público fez a José Carlos de Vasconcelos, fundador do JL, este declarou: "Não sei se acredito"...(...) "Um jornal de cultura fazer 30 anos, e nesta situação, é único na nossa história. E mesmo lá fora há poucos assim. Sempre pensei que durava seis meses. O meu grande amigo Jorge Amado dizia que era um autêntico milagre", confessa Vasconcelos sobre uma aventura que começou em 3 de Março de 1981. "O que eu espero é que faça mais 30."
Esta comemoração implicou que o Jornal de Letras saísse no dia seguinte "com uma nova cara"; e na mesma entrevista acima citada, Ana Machado transcreve as palavras de Vasco Ferreira, director gráfico do projecto: "foi fácil mudar, apesar da herança solene do design do JL, que nasceu pelas mãos do mestre João Abel Manta". Continua: "Entendemos esta alteração como uma reorganização do próprio jornal, que foi reestruturado e não reinventado. O objectivo é dar mais prazer à leitura e tornar o JL num objecto graficamente apelativo e cuidado. Oferecemos hoje um objecto mais lúdico e informativo, onde se reconhece o espírito destes 30 anos."
Ainda durante esta entrevista, José Carlos de Vasconcelos não pôde deixar de relembrar nomes famosos do mundo das letras portuguesas e que o acompanharam no lançamento deste projecto: Assis Pacheco, Eduardo Prado Coelho, Augusto Abelaira... Em relação ao JL, acha que este tem quem se esforce e dedique a ele, fazendo tudo para que se mantenha. E acrescenta algo que considero muito importante e que me atrevo, uma vez mais, a transcrever: " Discreto, no sentido de ser sério. Ser independente e livre, privilegiando a qualidade. Fazer um jornalismo não elitista e não correr atrás da última moda, recusar lobbies, ser pluralista. Valorizar os criadores e a criação. É, como no seu nascimento, um jornal de letras, ideias e pensamentos."
Parabéns, José Carlos de Vasconcelos, pela sua persistência!
Pode ler a entrevista na íntegra em: (http://publico.pt/Media/jornal-de-letras-sem-crise-de-idade_1429133)
Blogue do JL:
Blogue de Letras Artes e Ideias
http://bloguedeletras.blogspot.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário