«A Honra é o primeiro sentimento da vida: admite tudo quanto é grande e repele tudo quanto é baixo.» Liory
A honra é um dos valores mais importantes da vida do ser humano.
La Bruyère (1645/1696) salientava: «Basta que um homem honrado diga sim ou não, para que seja acreditado.»
Dou comigo a pensar que, hoje em dia, já não é bem assim. Longe de mim estar a "dar lições de moral", sou uma simples mortal com defeitos como os outros, mas sei que nos preocupa a todos, os dias que estamos a viver, em que, à nossa volta, há muito de degradante.
As virtudes do ser humano vão-se esbatendo cada vez mais e sentimos que os valores e as virtudes que interiorizámos em pequenos, estão mesmo a desaparecer e a um ritmo galopante.
O respeito que gostaríamos de ver por parte do nosso semelhante, está "em vias de extinção". Está a atingir todos os quadrantes sociais. Por vezes, há pessoas que para nós são uma referência, havendo, no entanto, ocasiões que nos mostram que essa pessoa não é o que aparentava.
Shakespeare dizia: «A Honra é uma essência que não se vê. Frequentemente, são consideradas pessoas de honra, aquelas que não a possuem.»
A Honra tem de ser visível ao longo do tempo, não é algo que se veja imediatamente. Ser honrado é praticar a virtude e o cumprimento do dever.
Para que haja entendimento entre pessoas, a dignidade e a honra devem estar presentes.
Termino com um pensamento de Confúcio, que se mostra muito tolerante: "A Honra não consiste em nunca cair, mas em levantar-se cada vez que caia».
Sem comentários:
Enviar um comentário