terça-feira, 20 de abril de 2010

Os 50 anos de carreira de Nicolau Breyner!


Nicolau Breyner nasceu no Alentejo, em Serpa, a 30 de Julho de 1940. Tem 69 anos e apresentar-se-á de 20 a 25 de Abril, no palco do Auditório dos Oceanos, no Casino Lisboa, para comemorar os seus 50 anos de carreira.

Declarou ao Jornal de Letras que nesse espectáculo aparecerá um écran mostrando momentos que Nicolau quer relembrar, juntamente com o público, não faltando a música e ainda cenas com as muitas vivências que experienciou no seu mundo de trabalho diversificado. 

Os momentos que escolheu serão de prazer e divertimento. "Uma das coisas que aprendi, nestes 50 anos, é que um actor que não se divirta não tem qualquer possibilidade de agradar ao público."


Estreou-se no Teatro da Trindade com a peça Leonor Telles (de Marcelino Mesquita); para além de teatro, fez televisão (Senhor Feliz e Senhor Contente, Eu Show Nico...), entrou em telenovelas (Vila Faia...), apresentou concursos e fez cinema (desempenhando papéis em vários filmes, como O Fio do Horizonte, de Fernando Lopes, Os Imortais, de António Pedro Vasconcelos...).

Chegou mesmo a ser concorrente ao Festival RTP da Canção em 1968, cantando profissionalmente; e em 2009 estreou-se como  realizador e actor de cinema.

Recebeu no passado dia 15 de Abril, o prémio do Dia Mundial da Voz.

Parabéns, Nicolau Breyner! E obrigada pela sua lealdade para com o seu público português!



Sem comentários: