sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia 23 de Abril - Dia Mundial do Livro


Comemora-se hoje, dia 23 de Abril,  um pouco por todo o mundo, O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, por iniciativa da Unesco.

É uma iniciativa a distinguir e a valorizar, pois todos devemos desenvolver o gosto pela leitura e dela tirar prazer.

A  revista portuguesa "Ler", nº 89, de Março 2010 , na sua página 14, contém um artigo, "Booktailoring", da autoria de Paulo Ferreira e Nuno Seabra Lopes, em que referem que "Segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (2008), o sector editorial afirma-se como a principal industria cultural, muito à frente da imprensa periódica e do cinema." 

Nesse mesmo artigo os seus autores desenvolvem ideias importantes: o Estado não potencia a indústria livreira, apesar de a considerar importante como meio para divulgar o ensino da língua e da cultura portuguesas. E acrescentam: "Desde 2007 que a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas não participa na Bienal do Brasil por falta de verbas nem apoia a participação de editores em feiras internacionais nem concede bolsas de criação. E tal consta dos seus objectivos estratégicos  e planos de actividades."

Os portugueses têm de colaborar para que a nossa imagem no mundo seja melhorada. Para isso, é preciso agir, é preciso ler, é preciso que haja desenvolvimento cultural. Quando se lê um bom livro, adquire-se cultura. Necessitamos do apoio do Estado, para que se desenvolva uma cultura literária e muitas iniciativas nesse campo, principalmente a partir dos bancos da escola. As bibliotecas têm de estar bem equipadas para que essa cultura se expanda e faça parte integrante da nossa vida, desde cedo.

A UNESCO escolheu o dia 23 de Abril para festejar o livro por se tratar de um dia emblemático para a literatura mundial. Foi a 23 de Abril que, em 1616, morreram Miguel de Cervantes e William Shakespeare; também foi neste dia, em 1899, que nasceu Vladimir Nabokov.

Um bom livro é o NOSSO MELHOR AMIGO!












Sem comentários: