domingo, 11 de abril de 2010

Pascoela


A Pascoela é uma festa religiosa que se comemora no domingo imediato ao da Páscoa dos Cristãos (Domingo de Pascoela). Também temo nome de Quasímodo (do latim quasi modo, palavras do intróito, na festa desse dia), indicando o primeiro domingo depois da Páscoa. 

 Os franceses chamam-lhe Pâques Closes (Páscoa concluída).

Pascoela é um derivado de Páscoa+ela (diminutivo, com o significado de pequena Páscoa). Simboliza a continuação do domingo de Páscoa. Também é conhecido pelo Dia da Misericórdia de Deus.

No desejo de continuar a festejar a Ressurreição de Jesus, os cristãos chamaram Pascoela ao domingo da oitava. O tempo pascal, porém, prolonga-se ao longo de cinquenta dias; termina com o Pentecostes, que é, ao mesmo tempo, ponto de chegada (Cristo cumpriu a sua missão) e começo para uma nova caminhada (tornar os homens semelhantes a Jesus Cristo). 


É de lembrar que a quadra da Páscoa é uma altura privilegiada para se celebrar o ritual do baptismo, uma vez havia a tradição dos primeiros cristãos se baptizarem quando ocorria a vigília pascal, mantendo-se ainda nos dias de hoje essa tradição, em que as famílias gostam de baptizar as suas crianças entre o domingo de Páscoa e o da Pascoela.

O Período Pascal é uma época de muita espiritualidade. Por isso, há a necessidade de a prolongar com celebrações. A visita pascal ou o "compasso", continua a ter lugar,  principalmente nas zonas rurais,  pois nas suas casas, as famílias gostam de receber o pároco e os acólitos, beijando a cruz, e festejando assim a ressurreição de Cristo.


 

Sem comentários: