Integrada no grupo da Universidade Senior das Antas do Porto, visitei hoje o Museu de Aveiro.
O Museu foi instalado no antigo Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina, é um dos mais antigos da zona de Aveiro e foi fundado por D. Brites Leitão e por D. Mércia Pereira.
A autorização para a sua construção, no século XV, surgiu com a concessão da bula pelo Papa Pio II e a primeira pedra da igreja é lançada no reinado de D. Afonso V, pai da Princesa D. Joana. Esta entrou neste convento, iniciando uma vida de clausura, tendo sido beatificada em 1693.
O Convento sofreu obras importantes entre os séculos XVI e XVIII, tendo sido ampliado, melhorado, e enriquecido a nível artístico.
O século XIX foi influenciado por ideais liberais, que, por sua vez, se repercutiram na vida religiosa. O ministro Joaquim António de Aguiar, em 1834, emitiu um decreto em que extinguia as ordens religiosas no reino; no entanto, a vida de clausura nos conventos femininos, foi permitida até 1874.
Mais tarde, em 1882, o Convento foi entregue à Ordem Terceira Dominicana (mais tarde, Colégio de Santa Joana). Em 1910, com a implantação da República o mosteiro viria a ser fechado; a igreja passou a ser considerada monumento nacional e, em 1911, o Museu de Aveiro "ocupa" o antigo Convento de Jesus.
Sem comentários:
Enviar um comentário