O Museu do Louvre é um dos mais célebres museus do mundo.
Quem visitar Paris, não pode deixar de ter na sua "agenda" uma ida a esse enorme museu, de uma arquitectura espantosa.
Para se entrar neste grandioso monumento, temos de passar por um pátio onde se encontra "instalada" uma Pirâmide toda envidraçada, com 21 metros de altura.
Foi construído no reinado de Napoléon III e está situado entre o Rio Sena e a Rua de Rivoli, no centro da cidade.
O Palácio do Louvre é um célebre Palácio de Paris, ladeando a margem direita do Sena; originariamente, foi um castelo, construído por Philippe Auguste em 1204 e que Charles V transformou em residência real.
A reconstruçao desta residência empreendida durante o reinado de François Ier por P. Lescot, foi continuada por Henri II, Henri IV Louis XIII (Pavilhão do Relógio, obra de Lemercier), Louis XIV (edifícios erigidos por Le Vau), Napoléon Ier (trabalhos de Percier e Fontaine) e Napoléon III (ordenamentos de Visconti e Lefuel).
A construção da Pirâmide de vidro do Grand Louvre pelo Arquitecto Pei, foi decidida por François Mitterand, tendo sido concluída em 1988.
O Louvre tornou-se o Museu Central das Artes da República, por decreto de 6 de Maio de 1791. Hoje, é o primeiro Museu Nacional francês com numerosos departamentos que acolhem um conjunto de obras único no mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário