terça-feira, 27 de julho de 2010

Hôtel des Invalides, Paris

L' Hôtel National des Invalides é um conjunto de edifícios, incluindo museus e monumentos relacionados com a história militar do povo francês. Possui também um hospital e um lar para os veteranos de guerra.

"O conjunto de edifícios que formam Les Invalides foi levantado sob a direcção de Libéral Bruant a partir de 1670 durante um período de sete anos. A sua disposição obedece ao traçado de uma grelha, onde edifícios rectangulares se posicionam em torno de dezasseis pátios." (http://www.infopedia.pt/$les-invalides)


É um monumento que alberga o Museu do Exército, e é um edifício que remonta ao século XVII, fundado por Louis XIV. O objectivo da sua construção foi o de recolher os soldados que se encontravam inválidos, doentes ou feridos, em resultado das batalhas travadas. Em 1905 foram fundidos num museu único - o Museu do Exército - os Museus de História Militar e de Artilharia. Em 1905 foram fundidos num museu único - o Museu do Exército - os Museus de História Militar e de Artilharia.








Dois monumentos religiosos estão anexados ao Museu do Exército : a igreja de Saint Louis des Invalides (o seu tecto é decorado com troféus militares da França) e a cúpula da igreja, onde se encontra o túmulo do imperador Napoleão Bonaparte.




Tornou-se num dos principais museus do mundo e contém uma enorme variedade de obras desde a época medieval até aos dias de hoje, com a maior colecção da História Militar de França: para além de memórias históricas, possui uma colecção de armas e armaduras, modelos de artilharia, uma valiosa  colecção de retratos e cenas de tropas em combate,  e as duas guerras mundiais do século XX .


O museu, foi recentemente contemplado com o programa de modernização, Athena.





Referências:


Sem comentários: