Para a nossa família continua a ser muito importante que os mais velhos e os mais novos estejam todos juntos, neste dia.
A tradição mantém-se e continua a ser para nós um dia mágico, por esse motivo. É porque a família está dispersa por motivos de residência e trabalho, mas em dias de Quadras Festivas, como o Natal e a Páscoa, todos nos reunimos e a boa disposição impera.
Para tal, a partir de meados de Novembro a nossa família preocupa-se com todos os pormenores que têm de ser muito bem combinados, e as tarefas distribuídas. Cada um dá a opinião sobre a casa onde se quer passar as festas, dentro das disponibilidades colocadas por cada um e depois de ponderadas as situações dos mais velhos ou outras, de importância vital.
Os esquemas são feitos ao pormenor, tanto no que se refere aos menus, como em relação ao local de preferência das compras, a escolha dos serviços de loiça a utilizar, os lugares à mesa e as horas a que tudo deve decorrer.
Também não são esquecidos os familiares que têm de se ir buscar a casa, ou por não terem transporte, ou porque a idade já não lhes permite conduzir, não tendo viatura própria.
Também não são esquecidos os familiares que têm de se ir buscar a casa, ou por não terem transporte, ou porque a idade já não lhes permite conduzir, não tendo viatura própria.
Fazem-se todos os preparativos, o mais a preceito possível: a mesa é posta com muito cuidado e atenção para que nada falte; come-se, bebe-se, joga-se, brinca-se.
E ao fim da tarde do Dia de Natal, trocam-se os presentes entre os elementos da família. Vêem-se programas televisivos, ouvem-se canções de Natal, visualizam-se DVD adequados à quadra, conversa-se sobre tudo o que nos vamos lembrando...
E é mais ou menos assim o nosso Natal junto ao Presépio e à Árvore de Natal.
Sem comentários:
Enviar um comentário