Pensa-se que São João terá nascido neste dia. Era primo de Jesus e recebeu o nome de "batista", por baptizar pessoas no rio Jordão.
O povo gostava muito dele: era apreciado como crítico da política romana. O rei Herodes tinha-lhe um grande ódio, chegando ao ponto de o mandar decapitar.
O São João no Porto é uma festa em honra a este santo popular, e tem lugar na noite de 23 para 24 de Junho. Os bairros das Fontainhas, Massarelos, e Miragaia enchem-se de gente, bem como a cidade inteira.
É uma festa cheia de tradições: lançam-se balões de ar quente, dão-se marteladas nas cabeças dos transeuntes com os martelos de plástico, bem como se lhes dá a cheirar as plumas perfumadas, os alhos-porros, os ramos de cidreira e de limonete. São muito interessantes os vasos de mangericos com quadras populares:
"Na noite de S. João"
Andam todos aos encontrões
É noite de alegria
É noite de foliões"
À meia-noite, nas margens do rio Douro e na ponte de D.Luís I, pode ver-se o fogo de artifício, em barcos preparados para o efeito, ao mesmo tempo que se ouve música no ar constituindo um espectáculo inesquecível.
"Na noite de São João
Há sempre um bailarico
Vamos todos á noitada
Comprar um manjerico
Nesse Rio tão nobre
Nessa ponte Secular
Na noite de S. João
O fogo vai lançar"
Saltar sobre as fogueiras também faz parte da tradição em muitos bairros mais tradicionais da cidade.
Têm lugar concertos dados por cantores populares e há esplanadas cheias de gente a comer pão com chouriço, sardinhas e grelhados de carne. Não faltam, no fim, as farturas e os churros; e a ida aos carrosséis e carros eléctricos, é obrigatória.
A folia dura toda a noite até de manhã. A gente jovem percorre a marginal inteira, normalmente, desde a Ribeira até à Foz do Rio Douro, passeando-se pela praia até ao nascer do dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário