terça-feira, 21 de junho de 2011

Significado da expressão: "O beijo de Judas"

Pesquisa:
O beijo de Judas,
pintura anónima do século XII
(in Wikipédia)
"Judas Iscariotes (em hebraico יהודה איש־קריות, Yehudhah ish Qeryoth; em grego bíblico Iouda Iskariôth - Mc 3, 19; 14, 10; Lc 6; 16 - ou Iouda Iskariotes - Mt 10, 4; Lc 22, 3; Jo 12, 4) foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, que, de acordo com os Evangelhos, veio a ser o traidor que entregou Jesus Cristo aos seus capturadores por 30 moedas de prata. Era filho de Simão de Queriote (Jo 6, 71; 13, 26). Judas, em grego Ioudas, é uma helenização do nome hebraico Judá (יהודה, Yehûdâh, palavra que significa "abençoado" ou "louvado"), sendo, por sinal, o nome de apóstolo que mais vezes aparece nos Evangelhos (vinte vezes) depois do de Simão Pedro."

"A traição
Judas entregou Jesus por 30 moedas de prata (Mateus 26, 15; 27, 3), que provavelmente seriam siclos e não denários como frequentemente se julga e afirma. Esse era o preço de um escravo (Êxodo 21, 32). De acordo com o autor do Evangelho de Mateus, os principais sacerdotes decidiram não colocar essas moedas no Tesouro do Templo de Jerusalém, mas, em vez disso compraram um terreno no exterior da cidade para sepultar defuntos (Mateus 27, 6.7). Segundo Zacarias, profeta do Antigo Testamento, a vida e o ministério do prometido Messias (ou Cristo) seria avaliado em 30 moedas de prata (Zacarias 11, 12-13). Isto significava que, segundo a leitura dos acontecimentos feita pelo evangelista Mateus, os líderes religiosos judaicos foram induzidos a avaliar a vida e ministério de Jesus de Nazaré como dotada de bem pouco valor.

A motivação da sua ação é justificada ou explicada, nos Evangelhos, de diferentes modos. Assim, nos Evangelhos mais antigos, os de Mateus e de Marcos, tal deveu-se à sua avareza (Mateus 26, 14-16; Marcos 14, 10-11). Já nos Evangelhos de Lucas e de João o seu procedimento é subordinado à influência direta de Satanás - ο σατανας - (Lucas 22, 3; João 13:2. 27) sobre as suas ações.
Na cultura popular O beijo de Judas tornou-se no símbolo da amizade falsa e da hipocrisia.
 

Em alguns países, adoptou-se o costume da Malhação de Judas, onde se costuma espancar e queimar publicamente, no Sábado de Aleluia, um boneco de palha que personificaria o traidor de Cristo.
O filme Jesus Cristo Superstar apresenta os últimos dias de Jesus sob o ponto de vista de Judas.
A musica Judas, da cantora Lady GaGa, fala sobre ela ter se apaixonado por um Judas e faz alusoes a outros simbolos do cristianismo."

O beijo de Judas (Caravaggio)
"O BEIJO DE JUDAS
O beijo sempre foi um modo de saudação usado no Oriente, desde os tempos patriarcais. No tempo de Jesus Cristo, os convidados a um banquete eram beijados à entrada da casa. Tempos depois, os cristãos irão saudar-se com um beijo, como símbolo de fraternidade cristã. O beijo parecia não ter conotação maliciosa, pois expressava um gesto de amor fraternal. O beijo de Judas, o beijo da traição, tornou-se tanto mais terrível e odioso devido ao fato de um gesto que representa amor, amizade, carinho, ter sido usado como ato de deslealdade.

Ainda nos dias de hoje, muitos de nós ficamos nos perguntando o que se passou com Judas para que este traísse Jesus? Judas, que fora escolhido dentre tantos para fazer parte daqueles mais íntimos do grupo de Jesus, quantos milagres este não devia ter presenciado, acompanhou de perto as transformações nas vidas de tantas pessoas. Durante o tempo de convivência com Cristo, pôde presenciar, juntamente com os outros discípulos, como Jesus era um homem justo, honesto, cheio de amor e como atraía a todos com seu olhar penetrante e suas palavras cheias de amor. E, mesmo diante de tantos milagres vistos por Judas, ele trai Jesus. Judas deve ter se decepcionado com a forma como Jesus administrava seu reinado: sem distinção de pessoas, sem luxo, convivendo com os pecadores.

Judas esperava que Jesus fosse um Messias Político, mas encontrou um Rei que serve, se humilha e não trata seus súditos como escravos, mas como amigos, e foi justamente com esse titulo que Jesus recebeu o beijo de Judas: ”amigo, a que viestes?” (Mateus 26,50). Judas não esperava esse questionamento, nem tampouco receber esse tratamento de Jesus, essa expressão usada deve ter desconcertado o traidor, mas mesmo assim ele prossegue e beija o mestre, trai seu melhor amigo, fere o coração e a alma de Deus. Jesus ainda questiona o traidor: “Com um beijo trai o filho do homem?” (Lucas 22,48). Jesus talvez não conseguisse entender porque Judas utiliza um gesto que contradiz a ocasião. Por isso, Jesus sente a dor do beijo de Judas, uma dor tão forte quanto as pancadas que levaria até o calvário.

Como deve ter ferido o rosto e a alma de Jesus aquele beijo, como deve ter queimado a face de Cristo. “Ser traído por um dos seus foi especialmente doloroso para Jesus. Esse beijo foi o primeiro golpe, duríssimo, com que se iniciava sua Paixão. Jesus sentiu imediatamente como uma queimadura no rosto” (A Cruz de Cristo, Francisco Carvajal). Em algumas cidades do México, existem figuras de Cristo cheio de chagas, e no rosto de Cristo há uma queimadura profunda, que chamam de “o beijo de Judas”.

Nós, pecadores que somos, em muitas ocasiões de nossas vidas traímos nosso Senhor Jesus Cristo, nossos pecados são constantes beijos de traição em Jesus, nos igualamos a Judas quando presenciamos seus milagres, transformações, seja na nossa vida ou na vida dos mais próximos, curas interiores, e tantas outras coisas e, com nossos pecados, acabamos por abandonar e trair Jesus.

Devemos cuidar para que não façamos o mesmo que Judas que, por 30 moedas de prata, trocou o maior tesouro que pode existir, que é a companhia de Jesus, a presença de Deus, a amizade de Cristo. Judas, no entanto, comete um pecado ainda maior do que a traição: desesperar da salvação, não acredita que aquele Amigo verdadeiro poderia lhe perdoar de tamanha falta. A misericórdia de Deus é infinitamente maior que nossos pecados. Judas, que escutou Jesus contando as parábolas do Filho Pródigo, da Ovelha perdida, agora não consegue associar à sua pessoa esses personagens. Bastava apenas ele acreditar na misericórdia de Deus e correr para os braços do seu Amigo.

Nossos pecados são constantes gestos de traição ao amor de Deus, mas que, ao cairmos, não percamos de nós a esperança, a fé e o amor a Deus, e a certeza de que Deus me ama e me quer ao seu lado. Que possamos acreditar e confiar sempre na misericórdia e no perdão de Dele.
Israel Gomes"
http://www.rosariodepompeia.com.br/formacao/o_beijo_de_judas




Sem comentários: