Qual o significado do Feriado Religioso de Corpo de Deus?
Segundo a fonte a que recorri,http://pt.wikipedia.org/wiki/Corpus_Christi, "Corpus Christi" é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo, e em que se festeja e "celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia".
Realiza-se na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade e este acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.
Os católicos devem comparecer e participar da Missa deste dia, segundo o que está estabelecido pela Conferência Episcopal de cada país.
Quando tem lugar a procissão pelas vias públicas, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que estipula ao Bispo diocesano que tenha a iniciativa de a organizar; assim se testemunha em público o amor e respeito para com a santíssima Eucaristia, "principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395)."
A Celebração do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII.
A Igreja Católica sentiu necessidade de destacar a presença real de Cristo no seu todo, no pão consagrado.
O Papa Urbano IV instituiu a Festa do Corpo de Deus, na Bula ‘Transiturus’, com a data de 11 de agosto de 1264, e com o objectivo de se celebrar na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade; este tem lugar no domingo depois de Pentecostes.
O Papa Urbano IV era o cónego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica. Recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon.
Essas visões, exigiam no Ano Litúrgico, uma festa da Eucaristia. Ora, governando ele a Igreja, enviou os objetos milagrosos para Orviedo, em procissão; estes foram recebidos com solenidade por sua santidade e foram levados para a Catedral de Santa Prisca, onde se celebraria a primeira procissão da Eucaristia Corporal.
"A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor."
A festa do Corpo de Deus foi decretada em 1269, mas como o Papa morreu logo a seguir, os reflexos dessa celebração produziu pouco efeito nas igrejas, apesar de o conseguir em algumas, como foi o caso da diocese de Colônia na Alemanha, onde o Corpo de Deus é celebrada desde antes do ano de 1270. "A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350."
"A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Neste Sacramento, no momento da Consagração, ocorre a transubstanciação, ou seja, o pão se torna carne e o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível."
Corpus Christi é celebrado 60 dias após a páscoa. Podendo recair no período de tempo entre 21 de maio e 24 de junho.
Sem comentários:
Enviar um comentário