O pot pourri é uma mistura perfumada de pétalas de diversas ervas e flores, especiarias, óleos essenciais e resinas.
Já os antigos egípcios o utilizavam e o termo pot pourri é francês, significando mistura em decomposição: as pétalas são fermentadas com sal, e só depois se lhes adicionam aromas.
De agradável perfume, os arranjos aromáticos de pot pourri ("pote podre" - tradução literal) são, não só agradáveis à vista, como também servem para decorar as nossas casas, colocando-as na sala, corredores ou quartos.
Popularizou-se muito e o que se consegue fazer com ele, só exige um pouco de imaginação e criatividade, em função do que se pretende obter.
Em casa, podemos fazer algumas misturas de pot pourri, a partir de sementes, flores, frutos ou até conchas. O método mais simples de o fazer é misturar ingredientes secos. Podemos guardá-los em pequenos sacos ou almofadinhas, com as mais diversas fragrâncias.
Há bases de pot pourri com pétalas de rosas ou alfazema; mas também se obtêm produtos finais muito exóticos, acrescentando-lhes lírios do vale, mimosas, lilases, jasmim, cravos, madressilva, com especiarias. Devem levar sempre um fixante, mantendo o perfume das pétalas que escolhemos, sendo o mais utilizado o pó de raiz de lírio, com odor semelhante ao das violetas; no entanto, também se usam fixantes como o musgo, as favas-da-índia, o incenso...
Sem comentários:
Enviar um comentário