domingo, 27 de abril de 2014

Homenagem a Vasco Graça Moura

www.jn.pt
Vasco Navarro da Graça Moura nasceu na Foz do Douro, a 3 de janeiro de 1942 e morreu hoje no Hospital da Luz, em Lisboa, após doença prolongada.

Foi poeta, ensaísta, tradutor, cronista, romancista, dramaturgo, antologiador, historiador honoris causa, advogado, político, gestor cultural entre outras atividades exercidas. As suas duas maiores dimensões terão sido como poeta e como tradutor.

Vasco Graça Moura, era um intelectual de grande valor, muito criativo, a qualidade e diversidade da sua vasta obra, assim o comprova. Assumia o gosto pela ordem e pela disciplina.

Ainda no mês de janeiro fora homenageado com a Grã Cruz da Ordem de Santiago da Espada, pelo nosso Presidente da República, Dr Aníbal Cavaco Silva, no fim do colóquio que a Fundação Gulbenkian lhe dedicou.

Recebeu diversos prémios nacionais e internacionais. 
Traduziu muitas das suas obras para francês, alemão, italiano, espanhol e sueco.

Vasco Graça Moura foi distinguido ao longo da sua vida com vários prêmios: o Prêmio Pessoa em 1995, o Prêmio de Poesia do PEN Clube em 1997 e o Grande Prêmio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores em 1999. 

Foi-lhe atribuída a Medalha de Ouro da Cidade de Florença no ano de 1997 pelas suas traduções de Dante. 

Uma referência importante: ganhou a Coroa de Ouro do Festival de Poesia de Struga (Macedônia), em 2004, tendo sido o primeiro poeta português a ser distinguido com este galardão. Em 2007 recebia um prémio para poesia estrangeira, o Prémio Max Jacob ; e em 2008, foi-lhe atribuído o Prémio Tradução do Ministério da Cultura italiano pelas suas traduções de Dante e de Petrarca. 

"...Mas outras dimensões da obra de Graça Moura, como a ficção ou o ensaísmo, estão longe de ser negligenciáveis. Se títulos como Luís de Camões, Alguns Desafios (1980), Camões e a Divina Proporção (1985) ou Os Penhascos e a Serpente (1987) lhe dão um lugar de indiscutível relevo entre os camonistas contemporâneos, os seus ensaios abarcam temas tão variados como os Descobrimentos, a pintura portuguesa da Renascença, a construção da identidade cultural europeia, o fado, a pintura de José Rodrigues ou Graça Morais, a literatura de David Mourão-Ferreira ou Vitorino Nemésio, para citar apenas uma breve amostra. À qual não se pode deixar de somar o tópico do Acordo Ortográfico, que considerava um crime de lesa-língua, e ao qual dedicou, em 2008, o ensaio Acordo Ortográfico: a Perspectiva do Desastre. Tentar travar a sua aplicação tornou-se o grande combate cívico dos seus últimos anos."
http://www.publico.pt/cultura/noticia/morreu-vasco-graca-moura-1633758#/0

Vasco Graça Moura foi membro efetivo da Académie Européenne de Poésie, em Luxemburgo.


Sem comentários: