quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Pessoas maldizentes...

in: pensador.com
Uma expressão engraçada: 

"A acha sai à racha, Maria à sua tia." Diz-se de pessoas que se maldizem.

E agora, a propósito do título deste post e após a minha pesquisa, ficaremos a saber que se podem usar as duas formas: maldizente ou maledicente!

"Maldizente = maledicente
Dicionário da Língua Portuguesa 2010, da Porto Editora, regist{#|r}a quer maldizente quer maledicente, mas a entrada deste vocábulo reenvia para aquele. Ambas as palavras provêm «do lat[im] maledicente-, part[icípio] pres[ente] de maledicĕre, "dizer mal de"». Significa, pois, «que ou a pessoa que diz mal dos outros; detractor; difamador; má-língua; maledicente». Por outro lado, o Dicionário Eletrônico Houaiss (brasileiro) regist{#|r}a maledicente, mas remete-nos para maldizente (a forma preferível, também no Brasil). Diz, ainda, que a palavra vem do «lat[im] maledīcens,ntis, "que diz mal de, que injuria e ofende com palavras"; div[er]g[ente] pop[ular] de maledicente; (...) ; f[orma] hist[órica] sXIV maldizente, sXIV maldizetes, sXV mall dizente».
Em conclusão, as duas formas são corre{#c|}tas, com as seguinte diferenças: maledicente apresenta uma configuração mais próxima do latim, tendo sido criada por via erudita; maldizente tem primazia nos dicionários e é palavra que evoluiu por via popular.
Carlos Marinheiro 
Tema: Origem de palavras Classe de Palavras: adjectivo
Áreas Linguísticas: EtimologiaLéxico"

Encontrei in: 
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/
perguntas/maldizente--maledicente/27056

Sem comentários: