segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Olhão - uma cidade algarvia, referida por Raul Brandão na sua obra "Os Pescadores"













Raul Brandão refere a cidade algarvia de Olhão na sua obra 
"Os Pescadores", publicada em 1923.

(Raul Brandão)
in: pt.wikipedia.org


Ele denota grande simpatia por esta gente tão sacrificada e tão explorada. Resolve, por isso, num conjunto de crónicas retratar a vida desta classe trabalhadora, tão dedicada à faina no mar.


Após alguma pesquisa, encontrei: 



1 - in pt.wikipedia.org
Os Pescadores é um livro do escritor português Raul Brandão, publicado em 1923. Trata-se de um conjunto de crónicas que retratam a vida difícil dos pescadores portugueses, desde o Minho ao Algarve, detendo-se nalgumas comunidades piscatórias como CaminhaPóvoa de VarzimLeixõesMurtosaMiraNazaréPenicheSesimbra e Olhão, entre outras.
Ao longo da obra, Raul Brandão descreve paisagens, gentes e situações, sendo evidente a simpatia que nutre pela difícil vida de trabalho dos pescadores. Nesses retratos, não se esquece de utilizar as falas típicas e os dizeres pitorescos, aliados a descrições quase poéticas de grande beleza, num estilo de impressionismo pictural.


2 - in 
http://hdl.handle.net/10400.1/5805 

O Algarve ocupa os capítulos finais do livro Os Pescadores (1923) de Raul Brandão, rematando um itinerário atlântico que começara no lugar saudoso da sua infância perdida, a Foz do Douro. A exuberância das gentes e lugares algarvios estimulam-lhe o cromatismo plástico e sinestésico, transfigurando a paisagem contemplada num quadro interior, habitado de lembranças e sensações pessoais. Entre a luz e o mar, a brancura das açoteias de Olhão enquadra a agitação da vida, das dores e da labuta dos pescadores e suas mulheres. Seguem-se o copejo ensanguentado do atum, em Tavira e no arraial da Ponta da Baleeira, e o caminho para Barlavento, rumo ao mágico promontório de S. Vicente.
autor: Carmo, Carina Infante do


in https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/5805

Sem comentários: